Notícias

Grana corre para mostrar creches na eleição de 2016

A Prefeitura de Santo André precisou reprogramar duas licitações de construção de seis creches municipais e corre contra o tempo para superar trâmites burocráticos

 

A Prefeitura de Santo André precisou reprogramar duas licitações de construção de seis creches municipais e corre contra o tempo para superar trâmites burocráticos, dar início às obras e tentar entregar parte das unidades dentro do primeiro mandato do prefeito Carlos Grana (PT).

 

Empresas interessadas no certame questionaram o edital e forçaram o governo petista a reformular trechos da concorrência pública. A administração garante que esse entrave não resultará em atraso nas obras: ou seja, Grana partirá paro processo eleitoral com as intervenções em andamento. O planejamento inicial era conhecer a empresa que executará as unidades no fim de junho.

 

Em parceria com o governo federal, que vai arcar com 60% do valor das creches, Grana espera ter na Educação uma de suas plataforma de campanha de reeleição. A outra deve ser a Mobilidade Urbana, principalmente os corredores de ônibus, obra que está licitada em conjunto com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A expectativa é a de que os editais sejam publicados até o fim do primeiro semestre.

 

Os questionamentos afetaram duas licitações que envolvem a formulação de seis das dez creches projetadas no total: Cazuza, Jardim Santo André, Cata Preta, Jardim Rina, Tamarutaca e Jorge Beretta. O planejamento integral envolve investimento de R$ 52 milhões.

 

Cada uma das dez unidades licitadas está orçada em R$ 5,2 milhões. Ao todo, 4.500 vagas serão abertas na rede, que hoje tem fila de espera de 2.268 crianças. Pelo acordo com a União – por meio do ProInfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) –, o governo federal vai custear 60% do planejamento. O restante sairá do Tesouro municipal.

 

“Outras quatro creches serão entregues em 2015. A primeira, no Jardim Milena, tem capacidade para atender 300 crianças e será inaugurada dia 12 de abril. As outras são nos bairros Sítio dos Vianas, Parque Andreense e no bairro Homero Thon. As quatro unidades juntas deverão beneficiar mais de 700 famílias”, informou a administração Grana, por meio de nota. “Com essas ações, a Prefeitura espera superar a atual fila de espera das creches municipais”, adicionou.

 

Em entrevista ao Diário no mês passado, o Secretário de Educação, Gilmar Silvério, argumentou que o critério adotado pela gestão petista foi do de privilegiar regiões carentes. À ocasião, ele comentou sobre a construção de creche no Jardim do Mirante, próximo ao Condomínio Maracanã. “Essa é uma das regiões que mais demandam vagas nessa faixa etária. Apesar de a escola já estar no planejamento da Educação desde o início, também foi um pedido da comunidade durante as plenárias do OP (Orçamento Participativo).”

 

(Fonte: Diario do Grande ABC)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *