Já na Cristóvão Colombo, o viaduto que será erguido na altura da Terceira Perimetral ficará a cargo do consórcio EPT, formado pelas empresas Serenge e Serki. A obra tem extensão de 200 metros, com o estabelecimento de duas pistas de nove metros de largura cada uma. A avenida será rebaixada em aproximadamente 5,5 metros, até o nível da avenida Dom Pedro II, demandando escavações subterrâneas de até 6 metros de profundidade. Com grande fluxo de veículos de passeio, carga e transporte coletivo, a obra é atribuída a melhorias na fluidez do tráfego e da velocidade na circulação dos automóveis na região. No total, a obra está orçada em R$ 13.291.650,24.
Os contratos para as duas obras mantiveram suas características e valores originais, diferentemente de oito projetos de mobilidade que ganharam uma injeção de recursos, conforme a ampliação da Matriz de Responsabilidade da Copa 2014, publicada no Diário Oficial em 30 de julho. Com o aumento do montante, as obras da Copa na Capital tiveram um incremento de R$ 311,3 milhões, financiados a juros mais baixos quando comparados ao PAC da Copa, aplicados aos recursos anteriormente.
Com a ampliação do montante financiado, serão implantados cinco terminais de integração com o sistema de Bus Rapid Transit (BRTs): Antônio de Carvalho (BRT Bento Gonçalves), Manoel Elias (BRT Protásio Alves), Terminal Azenha (BRT João Pessoa) e Terminal Cristal (BRT Padre Cacique). Em função da criação do metrô, os recursos previstos para o BRT Assis Brasil vão ser aplicados no BRT João Pessoa. Além disso, serão construídas estações de ônibus especiais em frente à rodoviária e outra na avenida Salgado Filho.
(Fonte: JCRS)