Notícias

Defensoria quer reativação de hospital de servidores no Rio

Transferência de 41 pacientes durante a madrugada de domingo, sem que parentes fossem avisados, foi criticada

A Defensoria Pública da União decidiu ontem ajuizar uma ação civil pública na Justiça Federal para reestabelecer as atividades do Hospital Central do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj), desativado no domingo após decisão judicial. Médicos da unidade e familiares denunciaram as condições em que foram feitas as transferências de 41 pacientes durante a madrugada.

A realocação dos doentes e a desativação do hospital foram autorizadas na sexta-feira, após a cassação de uma liminar que garantia o seu funcionamento.

O Iaserj é alvo de uma disputa judicial desde 2008, quando o governo do Estado anunciou a cessão do terreno para implementar um câmpus de atendimento, ensino e pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para o defensor público André Ordacgy, a remoção dos pacientes e a cessão do terreno são inconstitucionais. “A sociedade perde um polo de atendimento, isso é um retrocesso de garantias sociais. O Estado desmantelou o Iaserj sem aumentar o número de médicos e a estrutura de outras unidades.”

A ação pede, em caráter liminar, o reestabelecimento das atividades do Iaserj até que haja a equivalência em outras unidades do número de leitos do hospital. O Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) informou que vai apurar a denúncia de que as remoções teriam sido feitas às pressas e sem comunicação às famílias do local para onde os pacientes eram levados.

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *