Notícias

Circulação ampliada

Menos de 5% de todos os jornais do País têm a circulação verificada. Mas isso tende a mudar

No Brasil, calcula-se que existam de 10 mil a 13 mil jornais em circulação atualmente. Desse total, porém, somente um grupo de quase 500 periódicos tem sua circulação medida pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) – entidade sem fins lucrativos criada há 50 anos por agências de publicidade, meios de comunicação e anunciantes. Mas, graças a uma campanha liderada pelo Conselho Executivo das Normas Padrão (Cenp), isso tende a mudar.

O Cenp (que é uma entidade criada pelo mercado publicitário para zelar pelo cumprimento das normas do setor) está credenciando empresas, principalmente auditorias, interessadas em fazer a verificação de circulação em cidades do interior, onde o IVC ainda não atua (o instituto verifica apenas meios impressos do Rio de Janeiro e de São Paulo).

“Com mais meios de verificar a circulação de jornais no interior do País, teremos um retrato mais apurado e profissional do mercado de comunicação impressa no Brasil – e ter dados confiáveis é crucial para agências e anunciantes”, diz Caio Barsotti, presidente do Cenp.

Saber quantas pessoas um anúncio pode atingir é crucial para o mercado de publicidade. Por isso, a verificação da circulação de jornais e revistas é fundamental. Os milhares de veículos que não são verificados divulgam um número estimado de tiragem. Mas nem sempre ele é confiável. Em alguns casos, para disputar anúncios – principalmente de governos -, veículos inflam dados de circulação para poder, por exemplo, participar do processo de licitação de anúncios governamentais (por lei, exige-se o dado de circulação como pré-requisito para o governo eleger os meios em que vai publicar anúncios).

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *