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Cidade das Artes deverá intensificar o trânsito no entorno

— O trânsito da Barra já é engarrafado e tem tudo para piorar. A Cidade das Artes está mal localizada. Mesmo com as obras do mergulhão, que vão aliviar o trânsito, não há uma solução. Precisariam ter estudado se aquela era uma região que comportaria esse tipo de empreendimento, já que é uma área de grande confluência de veículos. Não houve planejamento — afirma o professor.

Obra para melhorar circulação

Para melhorar a circulação de veículos, dois pequenos túneis sob a Avenida das Américas estão sendo construídos no entorno da Cidade das Artes, já que a entrada e a saída do público serão feitas pela mesma via. Além das vagas para quem for aos eventos de carro, uma passagem subterrânea que ligará a casa de espetáculos até o Terminal da Alvorada — local de concentração de pontos de ônibus que ligam a Barra a quase todas as outras regiões da cidade — está em processo de finalização.

Questionada sobre os esquemas de trânsito da região e se já existe algum projeto para adequá-lo à inauguração da casa, a CET-Rio informou apenas que as modificações do Cebolão com a Transoeste e a Transcarioca darão a forma final da movimentação, inclusive dos acessos ao novo espaço cultural.

A Polícia Militar afirma que, quando o espaço for inaugurado, o comando do 31º BPM (Recreio) vai organizar o seu policiamento para garantir a segurança dos frequentadores. E a Defesa Civil destaca que, devido às mudanças na obra, será preciso um novo certificado de aprovação.

Gestores serão conhecidos este ano

Sem data prevista para a inauguração, a Secretaria municipal de Cultura abrirá os envelopes com as propostas das organizações sociais interessadas em assumir o controle da Cidade das Artes no próximo dia 21. Depois, terá 40 dias para anunciar o vencedor da licitação, que ficará encarregado dos retoques finais até a abertura do espaço ao público.

O edital que a prefeitura publicou no início de agosto diz que a organização social ficará responsável por administrar o espaço por dois anos. O documento também prevê a possibilidade de renovação do contrato por três anos se os administradores conseguirem atingir 80% das metas. Uma delas diz que o espaço deve ser usado, no mínimo, por 208 dias no ano e ter frequência mínima de 30% dos assentos.

Erguida num terreno de 95 mil metros quadrados, a Cidade das Artes tem 87.400 metros quadrados de área construída e cinco núcleos. Com custo de R$ 560 milhões, a obra ultrapassou em 600% o projeto inicial, feito em 2002 pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc, no governo Cesar Maia. Inicialmente, custaria R$ 80 milhões.

Cesar Maia decidiu inaugurar o complexo em dezembro de 2008, com 60% das obras concluídas, sem acabamentos e com mais de R$ 431 milhões gastos. Uma CPI foi criada depois que vereadores identificaram falhas nas obras e serviços incompletos. Após uma auditoria, o governo Eduardo Paes resolveu finalizar o projeto, concluindo sistemas de infraestrutura, como distribuição de energia, automação, esgoto e climatização.

Algumas intervenções foram feitas em desacordo com o projeto. Foi constatada ainda a necessidade de finalizar banheiros e camarins, urbanizar a esplanada e instalar elevadores, escadas rolantes, circuito interno de TV e controles de acesso. Na atual gestão, as obras custaram R$ 90 milhões.

 

(Fonte: O Globo)

 

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