Notícias

Cidade das Artes deverá intensificar o trânsito no entorno

Com inauguração prevista para dezembro deste ano, moradores da região temem impacto no tráfego. Especialista prevê engarrafamentos

 

Parece que, desta vez, vai! Após dez anos de muita expectativa com o início das obras do que seria a Cidade da Música, o projeto finalmente chega ao fim e pode ser inaugurado este ano. Mas uma questão relativa à rebatizada Cidade das Artes precisa ser esclarecida. Como ficará o entorno do local? A Barra da Tijuca está preparada para os eventos que ocorrerão no mais novo centro de lazer do carioca?

A primeira preocupação dos moradores é o trânsito. Se, sem o funcionamento da casa, os motoristas já reclamam do tempo que perdem nas avenidas das Américas e Ayrton Senna durante quase todo o dia, com a inauguração da Cidade das Artes o temor aumenta:

— A chegada de eventos ao local vai criar uma circulação de veículos maior, e isso, com certeza, vai gerar um trânsito mais complicado nos dois sentidos da Avenida das Américas. É preciso que haja uma melhora significativa — afirma o empresário Guilherme Alves, morador do Recreio.

Segundo a RioUrbe, que gerencia as obras de conclusão, a casa tem um estacionamento para 738 carros de visitantes, além das 77 vagas subterrâneas para a equipe administrativa.

Para Alexandre Rojas, professor da Uerj especialista em transportes, o número de vagas oferecidas para os espectadores não será suficiente, caso o espaço chegue perto de sua lotação máxima — em torno de 2.700 pessoas, somando a capacidade da Grande Sala (1.650 lugares), da sala de música de câmara (456) e das três salas de cinema (500):

— O espaço deveria ter, no mínimo, o dobro de vagas para começar a conversa. Fazer um estacionamento com essa quantidade de vagas é supor que boa parte do público utilizará o transporte público, mas sabemos que não será isso que acontecerá. A cultura do brasileiro é de usar o carro. As pessoas que frequentam o Theatro Municipal, que imaginamos ser o mesmo público, não vão dispostas a usar o transporte coletivo. Na Cidade das Artes, ocorrerá o mesmo.

Para o especialista, também não há o que ser feito para evitar os problemas de trânsito que acontecerão a partir do momento que o gigante de concreto começar a ser utilizado.

Related posts
Notícias

Recife abre licitação para instalar 42 mil placas de rua em todas as vias da cidade

Prazo para finalização do serviço varia entre um e sete anos, a partir da assinatura do…
Read more
Notícias

Cordeirópolis abre licitação para venda de 12 terrenos

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis anunciou a abertura de licitação para a venda de 12…
Read more
Notícias

Últimos dias para inscrição em licitação para seleção de permissionários para o novo Mercado Municipal da Jurema

Comerciantes e microempreendedores individuais (MEI), têm até o próximo dia 13 de maio, até no…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *