A CEI (Comissão Especial de Inquérito) do Calote de Americana se debruçou ontem sobre contratos com dispensa de licitação que somaram R$ 27 milhões.
A CEI (Comissão Especial de Inquérito) do Calote de Americana se debruçou ontem sobre contratos com dispensa de licitação que somaram R$ 27 milhões. A análise inclui o contrato com o Varejão Tatu, que fornecia alimentos para a prefeitura, o acordo judicial com a empresa para pagamento de dívidas, sem questionar preços, e a possível compra de áreas pela empresa.
O presidente da CEI, vereador Moacir Romero (PT), disse que vai aprofundar as apurações sobre os R$ 27 milhões gastos com dispensa de licitação. Explicou que o acordo para pagamento de dívida com o varejão sem questionar valores foi feito pelo ex-prefeito interino Paulo Chocolate (PSC). Romero disse que prefeito responsável teria que, no mínimo, “fazer contestação na Justiça”.
“Essas coisas todas são preocupantes e a comissão está atenta e buscando todas as informações necessárias para que o trabalho possa se dar na sua normalidade. Não queremos atropelar”, disse.
O vereador pretende divulgar um relatório parcial assim que concluir trabalhos relacionados à venda de áreas públicas. Segundo ele, o varejão tinha créditos a receber e adquiriu imóveis públicos. Todas as questões estão interligadas, afirmou. O dinheiro arrecadado com a venda dos imóveis e sua destinação serão apurados.
O proprietário do Varejão Tatu, Geraldo Rodrigues, afirmou que a dispensa de licitação para fornecimento de alimentos à prefeitura foi julgada regular pelo Tribunal de Contas do Estado e que o acordo com Chocolate para pagar a dívida de quase R$ 16 milhões não foi cumprido.
Rodrigues negou que a empresa tenha comprado terrenos públicos para abater do valor da dívida. Disse que Romero está mal informado. “Nossa empresa é idônea. Acho um absurdo falar bobagem sem se inteirar do assunto.” | CLAUDETE CAMPOS
(Fonte: Portal Todo Dia)