Notícias

Carris discute a responsabilidade por erros em licitação

Sindicância apontou inadequações em contratos e a antecipação indevida de pagamentos

A Companhia Carris Porto-Alegrense irá definir em assembleia geral de acionistas, prevista para acontecer nas próximas semanas, se a direção que foi afastada da empresa em setembro pelo prefeito José Fortunati (PDT) será responsabilizada por mau procedimento. A prefeitura da Capital detém 99,9% das ações da Carris.

Foi por conta de erros administrativos apontados por duas sindicâncias internas da administração municipal que a Carris se tornou alvo de investigações no Ministério Público (MP) de Contas e no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Conforme rito administrativo, o presidente da Carris, Sérgio Zimmermann (PMDB), notificou os conselhos fiscal e administrativo da empresa sobre os resultados das sindicâncias internas. Os conselhos encaminharam o pedido de convocação da assembleia geral, que ainda não foi marcado.

Será nesse encontro que a gestão de João Pancinha (PMDB) e dos diretores financeiro Luís Fernando Coimbra Albino e técnico Helio Flores Mendes será avaliada. “Uma eventual responsabilização só pode ser decidida por assembleia geral, que é a única instância responsável por esse tipo de ação”, sustenta o gerente financeiro da Carris, Pedro Osório Rosa Lima.

O primeiro processo de investigação levantado pelo MP de Contas, em julho, indicou problemas no processo licitatório que deu origem à contratação de empresa Softbus, que faria processo de modernização dos sistemas da Carris. Entre outros fatos, o relatório do MP apontava superfaturamento nos preços do serviço oferecido.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *