Notícias

Após ocupação, moradores da Rocinha participam de reunião com Bope

Ele anunciou uma nova reunião, no próximo dia 24, quando os moradores terão a oportunidade de levar suas reivindicações a representantes da polícia, do governo do estado e da prefeitura. O vice-governador, por sua vez, anunciou que R$ 51 milhões serão investidos na favela. Entre as obras que começam imediatamente, segundo ele, esta a urbanização do Largo do Boiadeiro, a construção do Mercado Popular, de uma creche-escola, de um centro de cultura e de um Plano inclinado, além do fechamento do valão. Ele disse ainda que o governo quer contruir uma escola técinica na Rocinha, e que já esta trabalhando para dar a 4 mil famílias da comunidade a titularidade dos terrenos onde moram.

Pezão, que durante a manhã já havia anunciado a liberação de R$ 5 milhões de microcrédito para os pequenos empresários do Vidigal. A verba será liberada pelo Investe Rio, a agência de fomento do governo do estado, também participou de uma reunião no na Associação de Modadores do Vidigal e ouviu perguntas e pedidos da população. Entre as questões levantadas está a possibilidade de construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na comunidade e a viabilidade de implantação de programas de inclusão digital. Pezão disse que as demandas são factíveis e algumas poderão ser resolvidas a curto prazo pelo estado.

– Com o tempo e segurança vamos resolver os problemas – afirmou Pezão.

Mais cedo, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, percorreu a pé a Estrada da Gávea. Assim como fez no Vidigal, o secretário foi à Rocinha ver de perto a ocupação e agradecer aos policiais e moradores a colaboração durante a ocupação da comunidade. Durante a caminhada, ele disse que está feliz com as obras iniciadas no local e que agora é necessário recuperar o tempo perdido. Beltrame deixou a favela no início da tarde e seguiu para a base de ocupação no 23º BPM (Leblon).

– Fui lá no Vidigal e não poderia deixar de vir aqui fazer a mesma coisa, tratar as pessoas do mesmo jeito, dizer que a linguagem é a mesma. Fico feliz de ver a quantidade de obras que iniciamos. Temos que trabalhar, fazer a mesma coisa, recuperar o tempo perdido. As janelas e as portas estão abertas, vamos avançar. Estou feliz de ver uma moradora de São Conrado, que evitava passar pela região, voltar a fazer o trajeto – disse o secretário sobre a Estrada da Gávea, que corta a Rocinha.

Assim como no Vidigal, Beltrame foi cumprimentado e aplaudido por moradores que estavam nas janelas.

– Gosto mais do aceno discreto, do positivo escondido, do que do gesto muito ostensivo. Fico com a responsabilidade de policiar esse projeto 25 horas por dia.

Sobre o Complexo da Maré, Beltrame disse que em 30 dias conseguirá levar 40 homens da base do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para a região.

– Estou dependendo só de uma obra de isolamento que a Emop está fazendo e da chegada de móveis. Acredito que em 30 dias tudo já estará pronto – declara o secretário.

O secretário caminhou pela Rocinha com o comandante do (Bope), tenente-coronel René Alonso, e autoridades. Ao longo do percurso, ele foi parado por moradores que agradeciam ou faziam pedidos de melhorias para a comunidade. Beltrame aproveitou para almoçar na comunidade junto com a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha. Eles almoçaram na base do Bope instalada em São Conrado, no acesso à Estrada da Gávea. No cardápio, feijão, arroz, macarrão e molho à campanha. Servido numa quentinha, o almoço agradou o secretário, que repetiu.

Rocinha e Vidigal vão ganhar nais 100 garis

Na manhã desta quarta-feira, a prefeitura do Rio anunciou que Rocinha, Vidigal e a Chácara do Céu vão ganhar mais 100 garis permanentes nos próximos 20 dias. Essas comunidades têm hoje 42 agentes de limpeza da companhia, além de 87 garis comunitários. A Rocinha terá ainda uma gerência da Comlurb, com vestiários e refeitórios para os garis. Ela será construída na Estrada da Gávea, num terreno ainda a ser escolhido.

Segundo a presidente da Comlurb, Ângela Fontes, a comunidade tem atualmente quatro caixas compactadoras de lixo para o depósito de detritos e ganhará mais quatro, que serão distribuídas na região para facilitar o acesso de moradores a pontos regulares de despejo de sacos de lixos. Com a ampliação da logística de limpeza da Rocinha, a Comlurb espera incentivar os moradores a não mais descartar seus lixos nas encostas e em terrenos baldios. O Vidigal, que não tem caixas compactadoras, vai receber um desses equipamentos, com capacidade para receber oito toneladas de lixo.

A nova logística foi anunciada ao final de uma reunião de secretariado feita pelo prefeito Eduardo Paes, no Centro de Cidadania da Prefeitura, que fica aos pés da Rocinha.

— O grande desafio no primeiro momento é o lixo. A limpeza tem que ser ampliada porque a produtividade dos garis na Rocinha e no Vidigal é muito baixa. A gente precisa de muitos garis aqui. Teremos que ter também uma mudança de cultura das pessoas, com mais zelo e mais cuidado com a comunidade. Vamos nos esforçar para isso — disse Paes.

De acordo com o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, na reunião ficou determinado também a reformulação de toda a iluminação da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu. Serão trocados 3.500 pontos de luz na Rocinha e 1.000 no Vidigal e Chácara do Céu. A prefeitura irá solicitar ao Tribunal de Contas do Município que o trabalho seja iniciado emergencialmente, com dispensa de licitação. Se for autorizado, ele acredita que o trabalho comece em, no máximo, 15 dias.

— Fizemos isso no Alemão, com sucesso. E aqui é uma questão de segurança também. O prefeito Eduardo Paes anunciou ainda que vai agilizar a remoção de casas em área de risco, como nas regiões Macega e Laboriaux, onde o município já removeu 157 casas nos últimos meses. Hoje, 300 homens de diversos órgãos do município começaram o Choque de Ordem nas comunidades, com a desobstrução de bueiros, trocas de lâmpadas e recolhimento de lixo.

Nesta quarta-feira, 60 eletricistas da Rioluz já estão na Rocinha. De acordo com Osório, o foco nesta quarta-feira chuvosa será na drenagem, com limpeza de ralos e desobstrução de saída de água, para evitar alagamentos. Osório também contou que o prefeito já autorizou a recuperação do asfalto da Rocinha.

Agentes da CET-Rio já estão operando no tumultuado trânsito da Estrada da Gávea, que corta a Rocinha. Além de colocar cones nas áreas onde não são permitidos estacionar, os agentes já estão adotando esquema de pare e siga nas curvas mais acentuadas. A medida está dando mais fluidez ao trânsito. Os serviços de iluminação, por enquanto, estão concentrados no Largo do Boiadeiro.

(Fonte: Extra)

 

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *