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Abaixo da média nacional, Ribeirão Preto quer ampliar uso de ônibus

INVESTIMENTOS

 

Esses mesmos especialistas ouvidos pela Folha dizem que o objetivo traçado pela Prefeitura de Ribeirão só será alcançado se outras obras de mobilidade forem promovidas logo em seguida ao que já está previsto para os próximos anos.

 

No início de março, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou um pacote de R$ 33 bilhões para investimentos em saneamento básico, pavimentação e mobilidade urbana para cidades consideradas de médio porte.

 

Ribeirão foi contemplada com uma verba de R$ 310 milhões, sendo R$ 278,8 milhões destinados exclusivamente a obras ligadas a melhorias no trânsito e, principalmente, no transporte.

 

Segundo Latuf, o projeto prevê, entre outras obras, a viabilização de 56 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, sinalização e construção de dois terminais urbanos, oito estações e 282 abrigos para passageiros.

 

Prevê também a adequação de calçadas, implantação de semáforos inteligentes e construção de pontes e viadutos (veja quadro abaixo).

 

QUEIXAS

 

Atualmente, usuários do transporte coletivo reclamam principalmente da demora nos pontos de ônibus e da falta de pontualidade.

 

No mês passado, após queixas de usuários, a prefeitura precisou recuar e reativar linhas que haviam sido suspensas durante a reformulação do sistema.

 

Sobre as queixas de demora, Latuf diz que, com os 56 km de corredores exclusivos para ônibus, haverá mais agilidade no sistema –os veículos vão trafegar de forma mais rápida e diminuir o tempo.

 

“Ninguém gosta de ficar esperando no ponto. Se conseguirmos diminuir isso, também podemos oferecer uma melhor condição para quem anda de carro ou moto.”

 

Latuf admite ainda que a meta de colocar metade da população de Ribeirão dentro dos ônibus é difícil, mas fala que o projeto de mobilidade vai melhorar a qualidade do transporte público.

 

“A cidade nunca teve uma política voltada para o transporte. Agora estamos começando a fazer por etapas. O intuito é oferecer um meio de locomoção mais atrativo.”

 

A prefeitura terá cerca de um ano para fazer as licitações. Depois do início das obras, o projeto deve ser implantado em até 30 meses.

 

Por: JOÃO ALBERTO PEDRINI
(Fonte: FOlha de SP)

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