Dispensa e InexigibilidadeQuestões sobre Licitações

Roteiro da Dispensa de Licitação

Qual é a ordem do processo de dispensa? O secretário envia o pedido do que ele precisa ao setor de licitações e compras e ele faz a pesquisa de preço? Ou o secretário pesquisa os preços e já envia o pedido de dispensa para a empresa que tem o menor valor?

Roteiro de Dispensa de Licitação, por valor (até R$ 8.000,00 para compras e serviços; e até R$ 15.000,00 para obras e serviços de engenharia)

1. UNIDADE REQUISITANTE: solicitação do material ou serviço, com descrição clara do objeto. Justificativa da necessidade do objeto, com as razões para a escolha das características e especificações do objeto. Elaboração da especificação do objeto e, nas hipóteses de aquisição de material, das unidades e quantidades a serem adquiridas; elaboração de projetos básico e executivo para obras e serviços, quando for o caso de serviços e obras;

2. DEPARTAMENTO FINANCEIRO: indicação dos recursos do orçamento para a cobertura da despesa.

3. DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL PELAS COMPRAS E CONTRATAÇÕES: solicitação de propostas a, pelo menos, três fornecedores do ramo do objeto que se pretende contratar.

3.1. Caso não seja possível a obtenção de três propostas de preço, formular nos autos a devida justificativa.

3.2. Juntada aos autos do original das propostas.

3.3. Elaboração de mapa comparativo dos preços, quando for o caso.

3.4. Solicitação de amostra ou protótipo do produto de menor preço, se necessário;

3.5. Julgamento/Seleção/Escolha da proposta de menor preço.

3.6. Juntada (aos autos) dos originais ou cópias autenticadas dos documentos de habilitação (certidões fiscais: Federal, Estadual, Municipal, FGTS, CNDT, conforme o caso) exigidos do proponente ofertante do menor preço.

4. ORDENADOR DE DESPESA (a depender da estrutura do órgão público, pode ser a Autoridade Superior que ocupa a função de ordenador): análise de todos os documentos, condições da contratação e proposta escolhida. Autorização para realização da despesa.

5. ORDENADOR DE DESPESA: assinatura do contrato ou retirada da nota de empenho, autorização de compra ou ordem de execução do serviço, quando for o caso.

Publicado em 16 de abril de 2018

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
EditalQuestões sobre Licitações

Edital não fixou prazo de validade da Certidão de Falência

Participei de uma licitação onde no edital não pede validade da CERTIDÃO DE FALÊNCIA E…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

Cadastro no CAUFESP ainda sob análise

O licitante que tem seu cadastro no CAUFESP com o status “situação: cadastro em análise, ou…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Auxílio Técnico ao Pregoeiro para Julgamento de Atestados

No julgamento da habilitação o pregoeiro pode encaminhar o processo e EXIGIR da área técnica…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *