Critérios de AvaliaçãoQuestões sobre Licitações

Exigência de Registro no CREA para Licitação

Fomos inabilitados em uma licitação Tomada de Preços porque no edital constava que a empresa tem que ser credenciada no CREA mas o responsável técnico pode ser arquiteto desde que detentor de Atestados que atendam as exigências do edital.

 

Somos cadastrados no CAU/MG e nosso responsável técnico é Arquiteto. O CREA não cadastra empresa senão juntamente com o engº Civil e como somos M.E. (empresa individual) o CREA não aceitou nosso pedido. A questão é: NOSSA INABILITAÇÃO É CORRETA OU POSSO ENTRAR COM RECURSO, SE SIM ALEGANDO O QUE E QUAL LEI?

 

A exigência de registro no CREA é autorizada pelo artigo 30, I – registro ou inscrição na entidade profissional competente. Como no caso em tela o RT pode ser arquiteto, parece que a exigência legal também seria suprida com o registro CAU. Cumpre registrar que nessas situações, as dúvidas ou divergências devem ser sanadas em sede de esclarecimento ou impugnação ao edital, a fim de evitar julgamentos equivocados, mas certamente o recurso é válido.

 

(Colaborou Dra. Erika Oliver, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

 

Publicado em 03 de maio de 2013
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

 

{fcomment}

Related posts
ContratosQuestões sobre Licitações

Renovação de contrato de locação – pesquisa

Considerando a renovação de um contrato referente à locação de imóvel, onde este apresenta a…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Dispensa de licitação – dispensa de documentos de habilitação

Na dispensa em razão do valor, é possível dispensar a documentação de que tratam os artigos 29…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Desclassificação por erro na planilha

Fui inabilitado em uma licitação por não apresentar composição de custos de transportes. Tendo…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *