HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Habilitação Jurídica nas Licitações para Empresas S/A

Se a empresa é S/A, esta deverá apresentar na fase de habilitação as atas da sua publicação em diário oficial ou jornais de grande circulação, sendo que se não fizer será desclassificada e um pregão presencial, ou seja, é obrigada a apresentar este documento publicado?

 

A Lei n.8.666/93 dispõe sobre a habilitação jurídica:

 

Art. 28.  A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:

(…)

III – ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

(…)

Acontece, no entanto, que a Lei das S.A. (6.404/76) dispõe:

 

Art. 94. Nenhuma companhia poderá funcionar sem que sejam arquivados e publicados seus atos constitutivos.

 

Assim, salvo exceções legais, há fundamento para a exigência da publicação dos atos constitutivos; quanto às atas, a Lei das S.A. também parece exigir, como regra, a sua publicação (ou ao menos do seu extrato). Desta forma, também se pode achar que tal disposição legal sirva como argumento para defender a imprescindibilidade de sua apresentação (publicação) para a qualificação jurídica.

Nesse contexto, uma postura conservadora recomenda que as publicações sejam apresentadas em relação aos atos necessários para a qualificação jurídica.

Admite-se, contudo, conforme o caso, argumentação contrária a sua imprescindibilidade e, ademais, há dispensa de publicações contidas na própria Lei das S.A. e que devem ser consideradas.

 

Confira nossa estante de livros: todos os livros que não podem faltar na sua estante.

 

(Colaborou Dr. Saulo Stefanone Alle, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados)

 

Publicado em  10 de julho de 2013
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

 

{fcomment}

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *