Notícias

Vereadores mantém veto e licitações não precisarão ser transmitidas ao vivo, em Forquilhinha

Os vereadores de Forquilhinha mantiveram – por cinco votos a favor e quatro contra – o veto total do prefeito ao Projeto de Lei nº 06/2023, de origem do Legislativo, que “dispõe sobre o acesso via internet às sessões públicas realizadas no âmbito dos procedimentos licitatórios do Município”. A matéria havia sido aprovada no dia 12 de junho com foco na transparência, exigindo que as licitações fossem gravadas e transmitidas ao vivo nos canais da prefeitura.

O autor do projeto, vereador Marcos Rocha Macedo (PDT), lamentou o veto. “Estão vetando o povo, que não pode acompanhar os processos licitatórios de sua casa. Forquilhinha vai perder a oportunidade de sair na frente com esse projeto, que está em andamento em outros municípios, pois a nova lei das licitações exige que os processos sejam gravados. Era para mostrar que Forquilhinha não tem nada a esconder e se trabalha com clareza”, declara.

Representando a base do prefeito, o vereador Célio Elias (PT) justificou os motivos de manter o veto ao projeto. “Essa casa não pode fazer um projeto que gere despesas ao Executivo. As gravações já são feitas, não por imagem, mas por som e qualquer pessoa que queira pode ter acesso. Muitos participantes das licitações são por vídeo, então o sistema é um pouco mais complicado. A transparência é o carro chefe do nosso governo, quem quiser verificar todo o processo licitatório terá acesso por som”, disse.

Na mensagem de veto ao projeto, o prefeito alega que a norma federal já previu a regra geral e exceções à forma da execução do procedimento licitatório competitivo (fase competitiva), não comportando normativos em sentido diverso, como o pretendido pela proposição nº 6/2023 do Legislativo Municipal. E disse que a iniciativa de lei cria obrigações de competência exclusivamente privativa do Executivo, vício que não pode ser sanado nem mesmo com a sanção do chefe do Poder Executivo Municipal.

Votaram a favor do veto os vereadores Célio Elias (PT), Ivone Minatto (PSD), Charles Hunter (PSD), Jucemar Borges (PP) e Patrícia Floriano (PDT). Votaram pela derrubada do veto os vereadores Marcos Rocha Macedo (PDT), Dinho Rampinelli (PL), Marilda Casagrande (PP) e Felipe Dordete (PP).

(Fonte: Sulinfoco)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *