Notícias

Transposição do São Francisco

Imprensa do RN diz que aumento do custo com obras da transposição do São Francisco deve ser dividido com os consumidores do NE, RC dá palpite

A imprensa do Rio Grande do Norte abordou durante matéria nesta final de semana, uma possibilidade quase que concreta: o pagamento por parte dos consumidores nordestinos com os custos da Trasnsposição das águas do São Francisco, o governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB) acredita que o custo será rateado entre o ente estadual e o consumidor final

Aumento vai chegar aos usuários

O aumento do custo com as obras de transposição das águas do rio São Francisco deve ser dividido com os consumidores nordestinos. O Governo Federal tem tido dificuldades para finalizar a transposição, principalmente por conta do relevo da região, o que faz com que as águas precisem bombeadas até uma altura de 300 metros. O trabalho consumir muita energia, com um custo repassado em parte para a tarifa de água. Esse repasse deve atingir o Rio Grande do Norte.

Segundo publicação do jornal O Estado de São Paulo, uma estimativa aponta o custo de R$ 0,13 por metro cúbico de água (mil litros) apenas para o bombeamento no eixo leste, entre a tomada da água do São Francisco, no município de Floresta (PE), até a divisa com o a Paraíba. Serão cinco estações de bombeamento para elevar as águas até a altura necessária, o que pode superar alguns dos monumentos mais altos do mundo.

O Ministério da Integração Nacional é o responsável pela estimativa de custo do bombeamento da água no eixo leste. O prazo inicial fixava o início do funcionamento até 2010. Após tantos atrasos, e com o início projetado para dezembro de 2015, conforme a última previsão do ministério, o custo da obra deverá aumentar ainda mais.

Sem revisão, o valor já representa mais de seis vezes o custo médio da água no País. A Fundação Getúlio Vargas fará um novo estudo sobre esse custo.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *