Notícias

Transpetro abre licitação para compra de quatro navios de transporte de combustíveis

Concorrência internacional, detalhada nesta segunda, prevê apresentação de propostas até outubro e divulgação de resultados em dezembro

A Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, lançou nesta segunda-feira um edital para a compra de quatro navios de transporte de produtos claros, como gasolina, querosene e diesel, para cabotagem no litoral brasileiro. A licitação, para embarcações com capacidade de 15 mil a 18 mil TPB (toneladas de porte bruto), é aberta para estaleiros nacionais e internacionais, e as propostas poderão ser apresentadas até o próximo dia 7 de outubro, com critério de menor preço. Também nesta segunda, a diretoria da estatal realizou coletiva de imprensa em sua sede, no Rio de Janeiro, para detalhar a documentação.

A licitação faz parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota da Transpetro, e, segundo seu presidente, Sérgio Bacci, tem como objetivo atender à demanda de transporte de produtos da Petrobras. “É algo que representa a retomada de investimentos com frota própria”, afirmou ele. Ao todo, o programa deverá fazer a entrega de 25 navios até 2028, conforme os planos estratégicos da companhia entre 2024 e 2028, e sempre de maneira gradual. A intenção, ainda segundo Bacci, é que os próximos estudos contemplem a entrega prevista dentro do Plano Estratégico 2025-2029 da estatal.

Em vídeo encaminhado à apresentação, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que o projeto “resultará em impulso para a indústria naval nacional”. “Buscamos garantir a confiabilidade operacional e a geração de valor não somente para a Petrobras, mas também para o setor naval e para o Brasil”, disse ela. Conforme o presidente da Transpetro, os estaleiros que não apresentarem condições econômicas e técnicas para executar o projeto serão excluídos do edital, que está publicado na plataforma pública Petronect, e que já havia sido descrito no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira. A assinatura do contrato com a empresa vencedora está prevista para dezembro deste ano.

(Fonte: Correio do Povo)

Related posts
Notícias

Projeto de nova UBS em Bom Retiro do Sul está em fase de licitação

Sessão de disputa do processo licitatório está prevista para o dia 25 de julho A prefeitura…
Read more
Notícias

Empresa de Manaus consegue liminar contra processo licitatório do transporte público de Santarém

Pedido de Tutela Cautelar Antecedente foi feito ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará pela Veja…
Read more
Notícias

Empresa sem nenhum funcionário vence licitação de transporte escolar

A descoberta de uma fraude em licitação de transporte escolar agita o município de Santaluz, na…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *