Notícias

Transpetro abre licitação para compra de quatro navios de transporte de combustíveis

Concorrência internacional, detalhada nesta segunda, prevê apresentação de propostas até outubro e divulgação de resultados em dezembro

A Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, lançou nesta segunda-feira um edital para a compra de quatro navios de transporte de produtos claros, como gasolina, querosene e diesel, para cabotagem no litoral brasileiro. A licitação, para embarcações com capacidade de 15 mil a 18 mil TPB (toneladas de porte bruto), é aberta para estaleiros nacionais e internacionais, e as propostas poderão ser apresentadas até o próximo dia 7 de outubro, com critério de menor preço. Também nesta segunda, a diretoria da estatal realizou coletiva de imprensa em sua sede, no Rio de Janeiro, para detalhar a documentação.

A licitação faz parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota da Transpetro, e, segundo seu presidente, Sérgio Bacci, tem como objetivo atender à demanda de transporte de produtos da Petrobras. “É algo que representa a retomada de investimentos com frota própria”, afirmou ele. Ao todo, o programa deverá fazer a entrega de 25 navios até 2028, conforme os planos estratégicos da companhia entre 2024 e 2028, e sempre de maneira gradual. A intenção, ainda segundo Bacci, é que os próximos estudos contemplem a entrega prevista dentro do Plano Estratégico 2025-2029 da estatal.

Em vídeo encaminhado à apresentação, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que o projeto “resultará em impulso para a indústria naval nacional”. “Buscamos garantir a confiabilidade operacional e a geração de valor não somente para a Petrobras, mas também para o setor naval e para o Brasil”, disse ela. Conforme o presidente da Transpetro, os estaleiros que não apresentarem condições econômicas e técnicas para executar o projeto serão excluídos do edital, que está publicado na plataforma pública Petronect, e que já havia sido descrito no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira. A assinatura do contrato com a empresa vencedora está prevista para dezembro deste ano.

(Fonte: Correio do Povo)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Londrina vai abrir licitação para construir sistema de proteção de nascentes

O valor máximo é de R$ 34 mil; R$ 17 mil são do município e o restante do programa “Itaipu…
Read more
Notícias

Plenário já pode votar adequação de Curitiba à Nova Lei das Licitações

Projeto de lei foi liberado para votação pela Comissão de Economia. A proposta que altera a Lei…
Read more
Notícias

Vespasiano terá nova empresa de ônibus após concluir licitação

Com a nova concessão, os bairros Vila Esportiva, Célvia, Caieras e Jane (Imperial), passarão a…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *