Notícias

TJ contrata sistema de R$ 38 mi sem licitação enquanto CNJ prepara um gratuito

O assunto do momento no Tribunal de Justiça baiano, principalmente entre advogados, funcionários do órgão e usuários comuns é a contratação, com dispensa de licitação

 

O assunto do momento no Tribunal de Justiça baiano, principalmente entre advogados, funcionários do órgão e usuários comuns é a contratação, com dispensa de licitação, de um novo sistema de informática no surpreendente valor de R$ 38 mi, adquirido junto à empresa catarinense Softplan.

O mais curioso é que o novo sistema, denominado SAJ, foi comprado num momento em que o Conselho Nacional de Justiça está desenvolvendo um outro, já conhecido como PJE (Processo Judicial Eletrônico), que deve entrar em funcionamento em breve, será inteiramente gratuito e com cujo uso o TJ baiano já, inclusive, se comprometeu.

O, digamos assim, estranho e superoneroso SAJ substituiu o Saipro, que havia sido construído especificamente para o TJ baiano, custado também caro e, segundo advogados, era muito mais completo, eficiente, ágil e fácil de utilizar.

Uma prova do transtorno que a substituição causou aos usuários foi revelada no site Bahia Notícias no último dia 9, quando vários advogados protestaram contra as dificuldades que estavam tendo para fazer uso do novo sistema e da demora que o problema provocava, entre outros transtornos.

Diante de tantos inconvenientes e da possibilidade de ser substituído proximamente pelo sistema gratuito que o CNJ vai disponibilizar para os TJs de todo o país, afinal, por que o SAJ foi contratado pelo TJ e a um custo tão exorbitante? Será que o TJ pode responder?

Ou será que a resposta sairá mais rápido caso seja pedida pelo próprio CNJ, cuja extinção alguns estão defendendo por causa de seu fundamental papel fiscalizador do Judiciário no país?

 

(Fonte: Princesa News)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *