Notícias

TCE suspende licitação organizada pela Faespe

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu a licitação organizada pela Fundação Estadual de Apoio ao Ensino Superior Público (Faespe), destinada à contratação de serviços especializados na elaboração de projetos de arquitetura e engenharia para atender aos 13 campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A decisão foi dada pelo conselheiro Valter Albano e divulgada no Diário Oficial de Contas que circulou na segunda feira (3). Foi aberto o prazo de 15 dias para apresentação de defesa e assim a medida cautelar ter o mérito julgado pelo plenário.

A Faespe é alvo da Operação Convescote deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que já atingiu duas fases e investiga a suspeita de desvio de dinheiro de órgãos públicos por meio de serviços que jamais foram prestados.

Inicialmente, pesa a suspeita de um desvio superior a R$ 3 milhões aos cofres públicos. A Faespe é suspeita de integrar um esquema de desvio de dinheiro e contratação de empresas fictícias, por meio de convênios firmados com instituições como a Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), prefeitura de Rondonópolis, Unemat e o próprio TCE.

Ao suspender a licitação, o conselheiro Valter Albano ressalta que as irregularidades identificadas na concorrência evidenciam “fortes indícios de direcionamento do procedimento licitatório para atender terceiros interessados, possivelmente, órgãos e entidades específicos da administração pública”.

Os indícios de irregularidades na licitação foram identificados pelo Ministério Público de Contas (MPC).

Na relação constam falhas na documentação apresentadas pelas empresas; falta de qualificação técnica; ausência de publicidade e de publicação de atos e avisos obrigatórios; a não admissão de pedido de esclarecimentos e impugnação por e-mail, fac-símile ou qualquer outro meio eletrônico, o que teria restringido o caráter competitivo do certame.

Ainda foi ressaltado que a fundação, por ser pessoa jurídica de direito privado, não pode atuar como gerenciadora de atas de registro de preço para entidades e órgãos públicos.

Sediada em Cáceres e com atividades desenvolvidas desde 1993, a Faespe é vinculada à Unemat e é responsável por cursos de capacitação profissional, processos seletivos, cursos, seminários, programas de treinamento, entre outros. A prestação de serviços a instituições públicas ocorre há pelo menos dez anos.

(Fonte: Diario de Cuiabá)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *