Notícias

TCE suspende licitação de bilhetagem eletrônica em Nova Friburgo por irregularidades


Órgão fiscalizador apontou irregularidades e vícios no processo que teriam sido cometidos pela Prefeitura, que recebeu prazo de 15 dias para apresentar as justificativas.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu a licitação do serviço de bilhetagem eletrônica em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Na decisão da última terça-feira (26), o órgão fiscalizador apontou irregularidades e vícios no processo que teriam sido cometidos pela Prefeitura de Nova Friburgo.

A representação foi feita pela empresa Fricard, que concorreu ao processo licitatório no dia 14 de setembro, mas perdeu para a empresa Riocard.

Ao g1, o governo municipal confirmou que foi notificado sobre a decisão e que já suspendeu o processo. Disse ainda que a Secretaria de Governo e a Procuradoria-geral do município estão providenciando os esclarecimentos solicitados. Na decisão do TCE, a Prefeitura ganhou prazo de 15 dias, que começou a contar na data da publicação, para apresentar esses esclarecimentos.

Com a suspensão, o governo municipal não pode assinar o contrato com a empresa Riocard.

O g1 questionou se a decisão pode atrasar ainda mais a licitação do transporte público, já que a Prefeitura afirma que só pode licitar esse serviço depois de concluir o processo da bilhetagem. Mas, em nota, a Secretaria de Governo afirmou que o prazo de 120 dias é suficiente para encerrar as licitações de bilhetagem eletrônica e do transporte coletivo, ainda que a licitação da bilhetagem esteja apenas suspensa pelo TCE/RJ, sem importar em decisão definitiva.

A Secretaria disse ainda que as razões apresentadas à Corte de Contas não prejudicaram a realização da licitação, tendo em vista que a empresa apresentou a proposta comercial e toda sua documentação de habilitação exigida no Edital.

Licitação impugnada e decisões judiciais
Inicialmente, a licitação da bilhetagem estava marcada para o dia 8 de agosto de 2023, mas ela foi impugnada e adiada por mais de um mês. Neste período, a Prefeitura disse ao g1 que fez ajustes no edital e lançou a licitação para o dia 14 de setembro.

No edital lançado, constava que somente empresas que prestavam exclusivamente o serviço de bilhetagem poderiam concorrer à licitação. A empresa Riocard, que presta o serviço de bilhetagem e transporte, entrou com um pedido de impugnação, devido a essa cláusula.

A 3ª Vara Cível de Nova Friburgo suspendeu a cláusula e tornou a licitação de ampla concorrência. Na ocasião, disputaram a Fricard e a Riocard, sendo esta a vencedora por apresentar o menor preço pelo serviço.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *