Notícias

TCE-SP proíbe cooperativas em licitação do transporte coletivo


Relator determinou que a Prefeitura reveja o edital e altere 4 itens

O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) autorizou a Prefeitura a retomar a licitação para concessão dos serviços de transporte público urbano, porém, recomendou alterações no edital. Entre elas, determina que seja vedada a participação de cooperativas no certame.

O aviso de licitação foi publicado em 14 de julho e os envelopes com as propostas das empresas interessadas seriam abertos em 16 de agosto. Porém, dois dias antes, o tribunal determinou a suspensão imediata da licitação. A medida foi necessária para analisar questionamentos feitos por Matheus Henrique da Silva Santos, que alegou possível direcionamento do certame à TUA (Transportes Urbanos Araçatuba), atual prestadora do serviço, que também fez apontamentos.

Diante dos questionamentos feitos, o relator, conselheiro substituto Antônio Carlos dos Santos, determinou que a Prefeitura reveja o edital e altere quatro itens. O primeiro é com relação à exigência das concorrentes indicarem o responsável legal, o chefe administrativo e o chefe operacional a serem alocados para o futuro contrato, apresentando inclusive o currículo dos profissionais.

Para o tribunal, essa exigência excede a lei de licitações e contratos. No edital devem constar todos os benefícios concedidos às MPEs (Micro e Pequenas Empresas) perante às licitações, pois o texto, segundo conselheiro, ao tratar dos critérios de desempate, limitou-se a fazer referência às normas legais presentes na lei de licitações.

(Fonte: Folha da Região)

Related posts
Notícias

Edital de licitação para contratação de empresa que vai operar serviço de telemedicina em Caxias é lançado

A melhor colocada passará por uma prova para atestar que atende às exigências da prefeitura A…
Read more
Notícias

Publicado aviso de licitação para a obra do Calçadão do Jardim Petrópolis

Foi publicado pela Prefeitura de Sidrolândia nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial dos…
Read more
Notícias

Seis meses após desligar câmeras de segurança, Pernambuco lança licitação para instalar novo sistema de videomonitoramento das ruas

Aparelhos estão desligados desde dezembro do ano passado, após fim de contrato com empresa…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *