Notícias

TCE-PR suspende licitação de Bocaiúva do Sul para serviços de mecânica

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) homologou medida cautelar emitida pelo conselheiro Fernando Guimarães, por meio da qual foi ordenada a imediata suspensão do Pregão Presencial nº 23/2021, lançado pela Prefeitura de Bocaiúva do Sul.

O objetivo do certame é a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de mecânica e no fornecimento de peças automotivas para manutenção das máquinas e dos veículos pesados pertencentes à frota desse município da Região Metropolitana de Curitiba.

O ato foi provocado por Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela Mercegran Guaraituba Comércio de Autopeças Ltda. Na petição, entre outras possíveis irregularidades, a interessada afirmou ter sido indevidamente desclassificada da disputa por não ter encaminhado seu contrato social para fins de habilitação jurídica. Segundo a empresa, o documento já havia sido apresentado quando do seu credenciamento na licitação.

Em despacho expedido em 25 de junho, o relator do processo, conselheiro Fernando Guimarães, deu razão à representante. Segundo ele, é aparentemente irrazoável a exigência, prevista em edital, da apresentação do mesmo documento duas vezes, tendo em vista que qualquer obrigação imposta às participantes de um procedimento licitatório deve estar sempre vinculada a um fim necessário.

“A partir do momento que já se tem acesso a um documento, a imposição de reapresentação em outra via é desprovida de qualquer sentido lógico ou bom senso”, afirmou Guimarães. Ao tomar a decisão monocrática, ele também destacou que as demais supostas ilegalidades apontadas pela peticionária serão devidamente apreciadas quando do julgamento do mérito do processo.

O despacho foi homologado de forma unânime pelos membros do Tribunal Pleno do TCE-PR na sessão ordinária nº 19/2021, realizada por videoconferência nesta quarta-feira (30 de junho). Com a suspensão, foi aberto prazo de 15 dias para apresentação de defesa por parte dos representantes do Município de Bocaiúva do Sul, que já comprovaram a paralisação do certame. Cabe recurso contra a medida cautelar, cujos efeitos perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

(Fonte: CGN)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *