Especial: Nova Lei de LicitaçõesNotícias

Senado adia redação final da nova Lei de Licitações

O texto deve ser votado na próxima semana

O Plenário do Senado adiou esta semana a votação da redação final do projeto da nova Lei de Licitações (PL 4.253/2020). Este é o último passo antes do envio do projeto para sanção presidencial. Ele deve voltar à pauta na próxima semana.

O projeto foi aprovado no fim do ano passado, na forma de um substitutivo que saiu da Câmara dos Deputados (o texto original havia partido do Senado em 2013). A nova lei deve substituir a atual Lei das Licitações (Lei 8.666, de 1993), a Lei do Pregão (Lei 10.520, de 2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (Lei 12.462, de 2011), modificando as normas referentes aos sistemas de contratação da administração pública.

O adiamento foi um pedido do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), segundo o qual ainda está elaborando, junto com o Executivo, “uma solução” para a redação final. Nesta fase, não há mais mudanças no conteúdo, apenas ajustes de terminologias, clareza e precisão no texto. Segundo Bezerra, o relator do PL, senador Antonio Anastasia (PSD-MG), está de acordo com a nova data.

O projeto cria modalidades de contratação, tipifica crimes relacionados a licitações e disciplina itens do assunto em relação às três esferas de governo: União, estados e municípios. Entre outras mudanças, o texto permite seguro-garantia nas licitações, o que poderá contribuir para a redução de obras inacabadas, e cria um portal nacional de contratações públicas para centralizar os procedimentos licitatórios dos entes federados por meio de um banco de dados unificado.

Related posts
Notícias

Câmara de São Gabriel do Oeste realiza licitação para melhorias na estrutura da sede

Concorrência eletrônica para contratação da empresa responsável pela reforma da sede do…
Read more
Notícias

Estado de Goiás publica edital de licitação para estruturação e operação de fundo imobiliário

O Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), publicou o edital de…
Read more
Notícias

Ministério prepara licitação para duplicar três novos trechos da BR-304 no RN

O Ministério dos Transportes pretende lançar, em 2027, as licitações para a duplicação de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *