Notícias

Seminário Desastres naturais – Proposta de novo marco legal será apresentada ao Congresso

O último ponto aborda a formalização da contratação no prazo de 30 dias: o gestor não precisaria formalizar o contrato imediatamente, formalidade exigida na Lei de Licitações.

O ministro do TCU Aroldo Cedraz encerrou, nessa terça-feira (31), o Seminário Desastres naturais – ações emergenciais e anunciou que, como resultado do evento, será entregue ao presidente do Congresso Nacional proposição legislativa que simboliza a necessidade de mudança, com ações tempestivas e preventivas, da postura do estado brasileiro frente aos desastres naturais. Esse seminário, de fato, permitiu de maneira democrática, clara e ampla, uma discussão com todos os interessados nessa política pública. As contribuições dos nossos palestrantes, das autoridades do Poder Executivo, dos membros do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, dos governadores e dos auditores desta Casa foram extraordinárias. Meu agradecimento especial à presidência, aos meus pares e a todas as unidades do tribunal que muito se empenharam nas atividades que lhes foram delegadas.

A proposta de novo março legal aprovada pelos representantes dos estados foi apresentada pelo procurador do Estado do Rio de Janeiro André Uryn e está baseada em três pontos principais. O primeiro deles trata da possibilidade da situação de emergência ou calamidade pública ser prorrogada enquanto durar esse estado – inicialmente limitada a 180 dias. Além disso, ficaria instituído um cadastro público com empresas que prontamente poderiam ser contratadas, o que facilitaria o processo de contratação direta das empresas.

O segundo ponto do novo março legal trata da possibilidade da elaboração de projeto básico concomitante ao início das obras, que teria que ser apresentado dentro dos 180 dias.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *