Notícias

Sem Exército nem dispensa: governo lança edital para Transposição

O Ministério da Integração Nacional publicará nesta quinta-feira, 8, o novo edital para licitação de obras da 1ª etapa do Eixo Norte da Transposição do rio São Francisco. A medida contraria pleito do governo Camilo Santana (PT), que defendia uma contratação emergencial para conclusão do trecho, e de deputados que defendiam entrada do Exército na obra.

Pelos prazos legais deste tipo de contratação, a contratação das obras deve ocorrer só em fevereiro de 2017. Já as águas do São Francisco estariam disponíveis para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apenas em setembro do próximo ano. A escolha seguiu consulta do órgão feita ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Em nota, o Ministério afirmou que o edital estará disponível na página do órgão e na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. Enquanto Camilo defendia um leilão reverso – onde ganha quem oferece o menor preço – para retomada da obra, o governo optou por uma licitação no Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Ao todo, serão licitados 140 quilômetros de obra, atravessando os municípios pernambucanos de Cabrobró, Salgueiro e Verdejante, e pela cidade cearense de Penaforte. A ideia é levar águas do rio até o reservatório de Jati, no sul do Ceará. A demora ocorre após a construtora Mendes Júnior, envolvida na Lava Jato, ter abandonado o trecho da obra.

Exército

Nos últimos meses, cresceu entre a bancada nordestina no Congresso a defesa de que a obra fosse transferida para o Exército Brasileiro. Entre cearenses, Danilo Forte (PSB), Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Ronaldo Martins (PRB) e Moroni Torgan (DEM) têm defendido a entrada da infraestrutura da instituição.

Segundo o governo federal, a obra da transposição já está 90,8% concluída. Na nota divulgada nesta quarta, o Ministério da Integração Nacional destaca que o investimento levará água para mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

(Fonte: O Povo)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *