Notícias

Saúde anuncia a construção de 4ª UPA em Ribeirão Preto

A licitação deve demorar entre três e quatro meses, ele pontuou. A previsão, assim, é de que as obras comecem em abril e estendam por 12 meses.

 

Prédio no bairro Sumarezinho será ampliado em 400 metros

 

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto anunciou para 2015 o início das obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sumarezinho, com previsão de inauguração para 2016. O prédio onde hoje funciona a UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Sumarezinho, na rua Cuiabá, será reformado para o funcionamento da UPA. Essa é a quarta UPA a ser anunciada na cidade.

 

Na manhã desta segunda-feira (15), a prefeita Dárcy Vera, o secretário da Saúde, Stênio Miranda, e técnicos da Secretaria de Obras estiveram reunidos com o diretor da faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo), Carlos Gilberto Carlotti Junior, para a análise do projeto de reformas.

 

Quando a UBDS foi construída, houve uma parceria entre a administração municipal, que cedeu o terreno, e a universidade, que arcou com as obras. O projeto da UPA, assim, precisou da aprovação dos dois órgãos.

 

“Estamos com o projeto básico pronto, aprovado pela universidade e pela prefeitura.

 

A licitação deve demorar entre três e quatro meses, ele pontuou. A previsão, assim, é de que as obras comecem em abril e estendam por 12 meses.

 

A prefeitura informou que a unidade terá 16 consultórios, sendo seis pediátricos, e 16 leitos de retaguarda, sendo quatro para urgência e emergência.

 

A atual unidade será ampliada em 400 metros quadrados e também será feita a adequação de diversos espaços, como a recepção, salas de triagem, acolhimento, serviço social, postos de enfermagem, copa, salas de isolamento e banheiros, que serão adaptados para pessoas com necessidades especiais.

 

“Adequações necessárias para o cumprimento de fluxos e necessidades internas para UPA”, afirmou a prefeitura em nota.

 

A UPA da Treze de Maio, única da cidade, recebe de 800 a 900 pacientes por dia, de acordo com o secretário. “A UPA do Sumarezinho vai ser um salto de qualidade na Saúde. Teremos uma melhor distribuição do atendimento”, Stênio comemorou.

 

Administração quer 5 UPAs implantadas

 

A UPA Sumarezinho é a quarta anunciada pela prefeitura. Apenas a unidade da Treze de Maio foi inaugurada, porém. O objetivo da administração é a implantação de cinco unidades de pronto atendimento.

 

Em entrevista ao A Cidade em dezembro do ano passado, o secretário Stênio afirmou que as cinco unidades já haviam sido aprovadas pelo Governo Federal. “Nós sabemos que o núcleo de Pronto Atendimento que nós temos nas UBDSs está anacrônico e superado e vamos gradualmente transformar”, ele afirmou na ocasião.

 

As obras da UPA Norte que, na época, já estavam com licitação em fase final, só tiveram início em agosto deste ano. A previsão de término é somente em 480 dias.

 

A prefeitura informou que o projeto da UPA Vila Virgínia está em fase de licitação.

 

(Fonte: A Cidade)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *