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Rodovias estaduais: licitações fracassadas ou desertas


Levantamento revela que concorrências de estradas estaduais

Um estudo realizado pelo engenheiro Ricardo Saporiti, que vem coordenando há vários anos os levantamentos periódicos sobre a situação das rodovias federais e estaduais em Santa Catarina, questiona a alegação do secretário Infraestrutura, Thiago Vieira, de que muitas licitações deram desertas por “realidade do mercado e índice inflacionário.”

Pesquisando o “Portal de Licitações” do governo de Santa Catarina, o engenheiro constatou que 22 processos licitatórios publicados em fevereiro, com abertura das propostas marcadas para agosto de 2022. Estas concorrências eram para execuções de implantações; pavimentações; aumento de capacidade e restaurações de pavimentos rodoviários, como também para manutenções de revestimentos asfálticos, numa extensão total aproximada de 547 quilômetros, num custo básico estimado deR$1,6 bilhão.” Relata: “Surpreendeu-me que desses processos licitatórios em tramitação, já foram dados oficialmente como DESERTOS e FRACASSADOS quinze deles, totalizando 317 km, com custo estimado de aproximadamente 1 bilhão de reais, portanto 62,5 % das expectativas do Estado. Isto, sem dúvida, irá provocar grandes frustrações nas respectivas regiões contempladas.”

Entre as estradas prejudicadas destacou várias em diferentes regiões do Estado: Urussanga (SC-108); Seara, Concórdia, Arabutã (SC-283); Abdon Batista (SC-456); Macieira (SC-464); Urubici (SC-370); Anitápolis (SC-108); Arroio do Silva (SC-477); São Martinho (SC- 436); Ipumirim (SC-154); Rio das Antas (Contorno); Campo Erê (SC-157); Serra Dona Francisca (SC- 418) e Rodovias da Regional do Vale do Itajaí. O secretário tem alegado e reiterado que o atual governo recebeu a pasta em projetos. Levou três anos para contratar os projetos, mas os valores incluídos nas licitações acabam frustrando as empresas. E, sobretudo, as comunidades que serão prejudicadas pela deserção.

(Fonte: ND Mais)

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