Notícias

Reino Unido abre licitação para compra de novo helicóptero militar

O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) abriu ontem (27) a licitação do projeto New Medium Helicopter (NMH), para escolha e compra de um novo helicóptero militar de porte médio. O contrato, que pode chegar a US$ 1,5 bilhão, é disputado por empresas dos Estados Unidos e Europa, será assinado em 2025.

A nova etapa do programa, o “convite para negociar”, foi anunciada pelo ministro de Aquisições de Defesa, James Cartlidge, e permite que as fabricantes enviem suas propostas ao governo. O Reino Unido quer atender cinco requisitos principais com apenas um helicóptero.

O país quer comprar 44 unidades de um novo helicóptero, que deverá substituir principalmente os antigos Puma da Força Aérea Real. A aeronave também assumirá o lugar de outros três helicópteros de uso militar: Bell 212, Bell 412 e o Airbus Dauphin.

“Uma vez em serviço, fornecerá às Forças Armadas uma nova aeronave de médio porte capaz de operar em todos os ambientes em apoio a um amplo espectro de tarefas de Defesa, desde combates a esforços e operações humanitárias em todo o mundo”, diz a nota do MoD.

Segundo o ministro Cartlidge, o NMH “inclui critérios essenciais que são fundamentais para garantir a independência operacional vital da asa rotativa, permitindo-nos responder rapidamente às ameaças emergentes num mundo altamente contestado.”

Com a nova a fase, as concorrentes – Airbus Helicopters UK, Leonardo Helicopters UK e Lockheed Martin UK – apresentarão suas propostas ao Ministério da Defesa, para determinar o licitante vencedor. A competição será gerida pela Defense Equipment and Support (DE&S) e as propostas serão avaliadas até 2025 quando, sujeitas a aprovações do Governo, está prevista a adjudicação do contrato.

A Lockheed Martin disputa o contrato com o UH-60 Black Hawk, um dos helicópteros militares de maior sucesso do mundo. A italiana Leonardo está oferecendo o AW149, já usado em algumas forças armadas no mundo.

A Airbus uniu forças com a Boeing para lançar uma versão militar do H175 utilitário. Denominado H175M, o modelo seria fabricado localmente em uma ilha oferecida no País de Gales. A Lockheed também pensa em instalar uma linha de montagem final do Black Hawk no Reino Unido, caso leve o contrato.

(Fonte: Aeroflap)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *