Notícias

Reino Unido abre licitação para compra de novo helicóptero militar

O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) abriu ontem (27) a licitação do projeto New Medium Helicopter (NMH), para escolha e compra de um novo helicóptero militar de porte médio. O contrato, que pode chegar a US$ 1,5 bilhão, é disputado por empresas dos Estados Unidos e Europa, será assinado em 2025.

A nova etapa do programa, o “convite para negociar”, foi anunciada pelo ministro de Aquisições de Defesa, James Cartlidge, e permite que as fabricantes enviem suas propostas ao governo. O Reino Unido quer atender cinco requisitos principais com apenas um helicóptero.

O país quer comprar 44 unidades de um novo helicóptero, que deverá substituir principalmente os antigos Puma da Força Aérea Real. A aeronave também assumirá o lugar de outros três helicópteros de uso militar: Bell 212, Bell 412 e o Airbus Dauphin.

“Uma vez em serviço, fornecerá às Forças Armadas uma nova aeronave de médio porte capaz de operar em todos os ambientes em apoio a um amplo espectro de tarefas de Defesa, desde combates a esforços e operações humanitárias em todo o mundo”, diz a nota do MoD.

Segundo o ministro Cartlidge, o NMH “inclui critérios essenciais que são fundamentais para garantir a independência operacional vital da asa rotativa, permitindo-nos responder rapidamente às ameaças emergentes num mundo altamente contestado.”

Com a nova a fase, as concorrentes – Airbus Helicopters UK, Leonardo Helicopters UK e Lockheed Martin UK – apresentarão suas propostas ao Ministério da Defesa, para determinar o licitante vencedor. A competição será gerida pela Defense Equipment and Support (DE&S) e as propostas serão avaliadas até 2025 quando, sujeitas a aprovações do Governo, está prevista a adjudicação do contrato.

A Lockheed Martin disputa o contrato com o UH-60 Black Hawk, um dos helicópteros militares de maior sucesso do mundo. A italiana Leonardo está oferecendo o AW149, já usado em algumas forças armadas no mundo.

A Airbus uniu forças com a Boeing para lançar uma versão militar do H175 utilitário. Denominado H175M, o modelo seria fabricado localmente em uma ilha oferecida no País de Gales. A Lockheed também pensa em instalar uma linha de montagem final do Black Hawk no Reino Unido, caso leve o contrato.

(Fonte: Aeroflap)

Related posts
Notícias

Piracicaba abre licitação para reformar Teatro Dr. Losso Netto

A Secretaria da Ação Cultural de Piracicaba abriu licitação para execução de obras de reforma…
Read more
Notícias

Licitações destinam 17 milhões para asfalto na região sul da capital

Investimentos serão destinados a obras de infraestrutura e pavimentação nas regiões do Complexo…
Read more
Notícias

Licitação para fornecimento de refeições em presídios da região é suspensa

Os efeitos da decisão serão mantidos até o julgamento de mérito do processo, a não ser que…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *