Notícias

Prolongamento da Dom Pedro começa a sair do papel em Guarujá

Licitação para a obra, aguardada há mais de quatro décadas pela população, deve ser publicada no próximo semestre

Uma importante obra, aguardada há mais de quatro décadas pela população de Guarujá, deve sair do papel em breve. Trata-se do prolongamento da Avenida Dom Pedro I, que possibilitará a interligação viária direta entre os bairros de Enseada e Pernambuco. A expectativa é que a obra, quando finalizada, ajude a escoar o trânsito na orla da Praia da Enseada.

O Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) foi concluído no ano passado e depois entregue à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

“Estamos na fase do atendimento do ‘Comunique-se’ por parte da Cetesb”, explica a secretária de Planejamento e Gestão, Polliana Iamonti. “Isso quer dizer que eles (Cetesb) fazem vários apontamentos a respeito do Eia-Rima e emitem um ‘Comunique-se’. A Cetesb autorizará o início das obras desde que a gente atenda o ‘Comunique-se’ dela”, completa. Outros órgãos ambientais ainda precisam ser consultados.

A próxima etapa é a confecção do projeto para captação de recursos. “Estivemos no Ministério do Desenvolvimento Regional, eu e o prefeito, e já fomos direcionados para uma diretoria que teria recursos para gente fazer a obra propriamente dita”, afirma Polliana.

Segundo a secretária, a estimativa da obra é de R$ 95 milhões. “Mas o valor é prematuro, porque só conseguimos ter o detalhamento após a entrega do Eia-Rima, com os ajustes solicitados pela Cetesb”.

Polliana disse não ter previsão para o início das obras, “mas estimamos que no próximo semestre de 2021 a gente consiga publicar a licitação, só depois que iniciamos as obras propriamente ditas”.

MODAL VIÁRIO

Recentemente, o prefeito reeleito Válter Suman também falou sobre a criação de um novo modal viário de entrada.

De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão, trata-se de um modal na entrada da Cidade, com o intuito de escoar o trânsito que chega na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e congestiona o trecho da Avenida Santos Dumont com a Avenida Puglisi.

“Também estivemos no Ministério buscando orientação e até a modalidade dessa contratação, de como buscaríamos esse recurso e estou tratando com o Ministério como podemos fazer o estudo da viabilidade, depois partimos para a contratação propriamente dita”, esclarece. É o estudo de viabilidade que vai dizer qual a melhor opção a ser adotada.

(Fonte: Diário do Litoral)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *