Notícias

Projeto para o Tamanduateí é o que avança mais rápido

Em abril, o Consórcio CDIW foi anunciado como vencedor da licitação para elaborar o projeto da Operação Urbana Rio Verde-Jacu, cujo objetivo é levar empregos ao extremo leste da capital

A Prefeitura está dando prosseguimento a outras duas operações urbanas. Uma terceira intervenção, na Vila Sônia, zona oeste, foi parada pela Justiça no ano passado. A mais avançada é a Mooca-Vila Carioca, que prevê revitalização de área equivalente a 11 Parques do Ibirapuera ao longo do Rio Tamanduateí, entre as zonas leste e sul.

Em 6 de junho, a Prefeitura contratou o consórcio CMVC por R$ 9 milhões. O projeto deverá ser entregue em fevereiro. Entre as exigências estão a renaturalização do Rio Ipiranga e a reurbanização do Largo do Cambuci e das Ruas Luís Gama, do Lava-pés, da Independência e Tereza Cristina, além das Avenidas do Estado e Dom Pedro I, onde fica o Museu Paulista. Habitações de interesse social também devem ser planejadas.

“A vantagem dessas operações urbanas em relação às antigas, como a Faria Lima, é que elas têm por base um desenho. O projeto já diz onde vai ser a rua, a praça, qual o tamanho do prédio”, diz o arquiteto Valter Caldana. “Na Faria Lima, por exemplo, o lado legislativo era mais forte que o do desenho. Como resultado, a região cresceu muito do ponto de vista imobiliário, mas isso não foi acompanhado de melhorias no transporte público.”

Falta assinar. Em abril, o Consórcio CDIW foi anunciado como vencedor da licitação para elaborar o projeto da Operação Urbana Rio Verde-Jacu, cujo objetivo é levar empregos ao extremo leste da capital, ao longo da Avenida Jacu Pêssego, desde o limite com o ABC até Guarulhos. O processo não foi homologado, segundo a Prefeitura.

Já a Operação Urbana Vila Sônia, que prevê levar 37 mil moradores para o bairro em 16 anos, foi paralisada pela Justiça em novembro. Vizinhos alegaram que não foram ouvidos durante a elaboração do projeto. A audiência está marcada para agosto. /T.D.

 

(Fonte: Estadão)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *