Notícias

Projeto evita recurso protelatório contra resultado de licitação

Foletto diz que a atual lei não é clara.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3274/12, do deputado Paulo Foletto (PSB-ES), que autoriza a autoridade administrativa a indeferir, de imediato, os recursos apresentados contra o resultado de uma licitação que não tenha sido instruído com os documentos comprobatórios do direito alegado ou que tiver caráter puramente protelatório. A autorização vale para a autoridade que praticou o ato recorrido.

O projeto altera a Lei de Licitações (8.666/93), que estabelece que o recurso nos processos licitatórios será dirigido à autoridade superior, por intermédio da que praticou o ato recorrido. Esse recurso deverá ser “devidamente informado”.

Segundo o deputado, a lei não é clara quanto à providência que deve ser tomada no caso de o recurso não estar devidamente informado, o que daria margem ao uso abusivo desse instrumento.

“Não raramente, os licitantes perdedores recorrem da decisão da autoridade administrativa com caráter evidentemente protelatório e sem apresentar os documentos comprobatórios do direito alegado, o que representa significativo prejuízo para a administração e para a sociedade, uma vez que estende muito além do necessário o tempo para a contratação de uma obra pública”, justificou.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 1292/95. As propostas serão analisadas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

Por: Rodrigo Bittar
Edição: Wilson Silveira
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *