Notícias

Prefeitura de Piracicaba abre licitação para duplicação de via na Rua do Porto; entenda o que prevê o edital


Segundo a prefeitura, essa etapa prevê duplicação e alargamento da via, e foi pensada com intuito de aprimorar a mobilidade do sistema viário da avenida.

A Prefeitura de Piracicaba (SP) abriu uma licitação para duplicação da Avenida Alidor Pecorari, na região do Complexo da Rua do Porto, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade. A concorrência é para primeira etapa do projeto – entenda abaixo o que prevê o edital.

O edital foi publicado no Diário Oficial desta terça (5). Segundo a prefeitura, essa etapa prevê duplicação e alargamento da via, e foi pensada com intuito de aprimorar a mobilidade do sistema viário da avenida.

O projeto inicial ganhou repercussão no fim do ano passado, por incluir a remoção de árvores para instalação de um estacionamento em uma área onde hoje fica um campo de futebol. No entanto, esta etapa não está prevista no edital publicado nesta terça (5).

A primeira etapa prevê a duplicação e alargamento do trecho após a rua Rangel Pestana, nas proximidades do Centro Infantil de Educação no Trânsito (Ciet), até a avenida Dr. Paulo de Moraes, próximo à Ponte do Morato.

“O objetivo é melhorar a mobilidade do local, que recebe grande fluxo de turistas, com segurança para todos – pedestres, ciclistas e motoristas. A obra também inclui recuperação e adaptação das calçadas e adição de faixas elevadas para travessia de pedestres.”

Concorrência
Conforme o edital da concorrência, a abertura das propostas será em 16 de abril, às 13h30, e a fase de lances começará às 14h. O valor estimado da contratação é de R$ 8.587.048,67. O critério de julgamento é o de menor preço global.

O prazo de contratação será de seis meses, contados a partir da data da emissão da Ordem de Serviço. A fonte de recursos é o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal.

O que muda?
Segundo a prefeitura, a principal mudança é a duplicação do trecho. Atualmente, quem vai até o local passa pela avenida e para retornar até a região precisa fazer um percurso que inclui a Avenida Dr. Paulo de Moraes e a Rua Antonio Correa Barbosa até chegar, novamente, à Rua XV de Novembro, primeiro acesso à avenida Beira Rio.

Como vai ficar? Na pista dupla haverá retornos, seja por rotatórias ou pela Avenida Dr. Paulo de Moraes, o que vai reduzir cerca de dois quilômetros de percurso e estimular a frequência no complexo.

O trecho a ser duplicado tem em torno de 945 metros e vai da Rua Rangel Pestana até a Avenida Dr. Paulo de Moraes. Para isso, os três bolsões de estacionamento que ficam na lateral do Parque da Lazer da Rua do Porto serão integrados à via de tráfego.

Com a mudança, os exames para Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que são atualmente feitos no bolsão da Rua do Porto, em um espaço cedido pela prefeitura, serão reavaliados e poderão ser realocados.

Além da readequação da via, está prevista a fresagem e recapeamento do asfalto.

Ciclovias: A duplicação da via também abrange ajustes na malha cicloviária de todo o trecho e das calçadas, segundo a prefeitura. A atual ciclovia será extinta e será feita outra mais próxima da orla do rio.

Ponto a ponto do projeto
Duplicação da Avenida Alidor Pecorari, do trecho após a Rua Rangel Pestana, até a Avenida Dr. Paulo de Moraes, próximo à Ponte do Morato;
Três bolsões de estacionamento que ficam na lateral do Parque da Lazer da Rua do Porto serão integrados à via de tráfego;
Recuperação e adaptação das calçadas e adição de faixas elevadas de pedestres;
Na pista dupla haverá retornos, seja por rotatórias ou pela Avenida Dr. Paulo de Moraes, o que vai reduzir cerca de 2 km de percurso, segundo a prefeitura
A ciclovia existente será extinta em alguns trechos e uma nova será construída, passando mais próximo das margens Rio Piracicaba
Essa nova ciclovia fará a ligação das já existentes, nas avenidas Renato Wagner, Beira Rio, Área de Lazer do Trabalhador e Avenida Cruzeiro do Sul, totalizando um percurso de mais de 6km

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *