Notícias

Prefeitura de Londrina usa ferramenta de Inteligência Artificial para auditar licitações

A Prefeitura de Londrina, por meio da CGM (Controladoria-Geral do Município), aderiu em dezembro à ferramenta Alice – Analisador de Licitações, Contratos e Editais, criada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e oferecida de forma gratuita aos órgãos governamentais brasileiros.

Desenvolvida e administrada por auditores da CGU, a ferramenta utiliza tecnologias de inteligência artificial (IA) para efetuar uma varredura automática abrangente dos editais de licitação e verificar se há inconsistências ou irregularidades.

Caso seja constatado algum problema, o sistema emite um alerta que é enviado por e-mail à equipe de auditores internos da CGM, que farão uma análise prévia do apontamento e, se for o caso, provocarão ações imediatas junto aos responsáveis pelo processo licitatório.

Dessa forma, as unidades envolvidas na licitação têm a oportunidade de agir de forma preventiva e eficiente, realizando as correções necessárias ao bom andamento do procedimento licitatório.

Até então, a varredura das licitações era feita somente de forma manual na Prefeitura de Londrina, através do PVPL (Procedimento de Verificação Preliminar Licitatório), que leva em média entre dois e sete dias para concluir a análise de cada edital, a depender da licitação.

Por meio da ferramenta Alice, a CGM terá mais agilidade para executar essas ações, contando com uma verificação muito mais completa e integrada a diversos bancos de dados.

(Fonte: Bonde)

Related posts
Notícias

Aberta licitação para obras de drenagem no Condomínio Vivendas Bela Vista

Concurso busca empresa de engenharia para execução de projeto no Condomínio Vivendas Bela Vista A…
Read more
Notícias

Polícia Civil realiza 1º Simpósio de Licitações e Contratos

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do DEINTER 1 de São José dos Campos, promoverá…
Read more
Notícias

Câmara de Itapeva abre comissão para investigar possíveis irregularidades de R$ 55 milhões em licitações

Possíveis irregularidades envolvem processos licitatórios, contratações emergenciais e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *