Notícias

Prefeitura de Londrina usa ferramenta de Inteligência Artificial para auditar licitações

A Prefeitura de Londrina, por meio da CGM (Controladoria-Geral do Município), aderiu em dezembro à ferramenta Alice – Analisador de Licitações, Contratos e Editais, criada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e oferecida de forma gratuita aos órgãos governamentais brasileiros.

Desenvolvida e administrada por auditores da CGU, a ferramenta utiliza tecnologias de inteligência artificial (IA) para efetuar uma varredura automática abrangente dos editais de licitação e verificar se há inconsistências ou irregularidades.

Caso seja constatado algum problema, o sistema emite um alerta que é enviado por e-mail à equipe de auditores internos da CGM, que farão uma análise prévia do apontamento e, se for o caso, provocarão ações imediatas junto aos responsáveis pelo processo licitatório.

Dessa forma, as unidades envolvidas na licitação têm a oportunidade de agir de forma preventiva e eficiente, realizando as correções necessárias ao bom andamento do procedimento licitatório.

Até então, a varredura das licitações era feita somente de forma manual na Prefeitura de Londrina, através do PVPL (Procedimento de Verificação Preliminar Licitatório), que leva em média entre dois e sete dias para concluir a análise de cada edital, a depender da licitação.

Por meio da ferramenta Alice, a CGM terá mais agilidade para executar essas ações, contando com uma verificação muito mais completa e integrada a diversos bancos de dados.

(Fonte: Bonde)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *