Notícias

Prefeitura de Aracaju luta para implantar aterro

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, vem realizando um aprofundado e minucioso estudo para viabilizar a implantação do aterro sanitário metropolitano.

 

A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem realizando um aprofundado e minucioso estudo para viabilizar a implantação do aterro sanitário metropolitano. Por vários anos, foram avaliados quais os padrões e as técnicas de construção mais modernos e viáveis para a efetiva instalação do aterro, adequando os serviços à legislação e normas técnicas brasileiras, e também assegurando a promoção da saúde pública e a proteção do meio ambiente.

 

Desde 2009, foi formalizado o Consórcio Metropolitano integrado entre os municípios de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro referente à gestão associada do tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos produzidos por essas três cidades, com base na Lei de Consórcios Públicos e seu Regulamento (Lei 11.107/2005 e Decreto 6.017/2007). A modalidade de Consórcios Intermunicipais tem o objetivo de promover a ação conjunta de municípios para resolução de problemas comuns e a ampliação do poder de diálogo das prefeituras junto aos governos estadual e federal.

 

Depois da análise de 20 áreas diferentes, foi constatado que Aracaju não possui ambiente adequado para a instalação de um aterro. Por isso, novas análises foram feitas e ficou definida a construção da obra no município de Nossa Senhora do Socorro, ao lado da área conhecida popularmente como Lixeira da Palestina. O local foi estrategicamente escolhido por se situar a aproximadamente 13,4 Km da cabeceira da pista do Aeroporto Santa Maria, além de ficar afastado cerca de 800 m do núcleo urbano mais próximo. A construção do aterro tomaria uma área de 62 hectares.

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *