Notícias

Prefeitura abre licitação para restauro do coreto da Praça Rui Barbosa


Estudos realizados junto ao Cedoch “Joaquim Firmino de Araújo Cunha” apontam que o atual coreto municipal possui 73 anos de história

A Secretaria de Suprimentos e Qualidade abriu a licitação para contratação de empresa que será responsável pelo restauro do Coreto Santa Cecília, localizado na Praça Rui Barbosa.
Os envelopes contendo a documentação e as propostas deverão ser entregues diretamente na Secretaria de Suprimentos e Qualidade até às 9h55 do dia 22 de novembro de 2023, sendo a abertura às 10h00 do mesmo dia, quando serão iniciados os trabalhos referentes ao julgamento da habilitação dos interessados e, havendo condição, o julgamento das propostas.

Tombado como patrimônio histórico e implantado há mais de 70 anos, o Coreto receberá uma série de intervenções para manutenção e conservação. A empresa vencedora da licitação fará o tratamento das superfícies do coreto, com remoção completa dos danos, imperfeições e camadas de tintas inapropriadas.

Depois, fará a correção dos problemas de drenagem (superior e inferior) e consolidação do pilar do parapeito de apoio do acesso. Está previsto ainda o restauro do pavimento inferior de piso hidráulico, com remoção da pintura existente, troca de peças fraturadas, correção de rejuntes e aplicação de hidrorepelente para pavimentos.

Também será executada nova instalação elétrica e nova iluminação interna. Os recursos para essa finalidade virão de emenda impositiva no valor de R$ 50 mil concedida pela vereadora Luzia Cristina Cortes Nogueira.

Estudos realizados junto ao Cedoch (Centro de Documentação Histórica) “Joaquim Firmino de Araújo Cunha” apontam que o atual coreto municipal possui 73 anos de história, tendo sido inaugurado em 25 de fevereiro de 1940. Em 2006, foi tombado como patrimônio histórico pela Lei Municipal nº 4.219, e no ano seguinte, ganhou a denominação de ‘Coreto Santa Cecília’, através da Lei Municipal nº 4.481.

Em 2019, o coreto passou por uma vistoria realizada pela INOVA Agência de Inovação, da Unicamp, e pelo Cedoch, cujo parecer identificou uma série de problemas estruturais. Com emenda impositiva, a Prefeitura deu início ao processo de restauração.

Para a restauração, houve a realização de audiência pública e a apresentação do Projeto de Lei pelo prefeito Paulo Silva para essa finalidade. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal. Vale destacar que o projeto de restauro também recebeu aprovação dos conselhos de cultura e do Comphic (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural).

(Fonte: Portal da Cidade Mogi Mirim)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *