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Prefeitos e governos estaduais dão apoio para acelerar trem-bala

Evento na capital paulista reuniu representantes de 17 municípios que serão cortados pela ferrovia que vai ligar Rio e SP.

 

Faltando pouco mais de um mês para a entrega das propostas para a concessão do trem-bala, marcada para 11 de abril, prefeitos e governos estaduais decidiram dar um empurrão para o projeto sair do papel. Em evento realizado ontem, em São Paulo, representantes de 17 municípios que serão cortados pela ferrovia e secretários de Transportes dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro apoiaram publicamente a construção do empreendimento, que vai ligar Campinas, São Paulo e Rio.

Na avaliação deles, a implementação do Trem de Alta Velocidade (TAV) trará enormes benefícios para as cidades, que receberão investimentos bilionários, além de amenizar os problemas de mobilidade. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, aproveitou a oportunidade para reivindicar mais uma estação na capital paulista.

 

Ele sugeriu ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que a atual estação Barra Funda seja uma parada do trem-bala. Figueiredo afirmou que vai avaliar a proposta, mas que a decisão final será tomada pelo consórcio que vencer a concessão do TAV.

 

A proposta de Kassab foi apoiada pelo secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes. Ele destacou que há a possibilidade de “engatar novos projetos ao TAV”. “Se continuar no Campo de Marte, poderíamos fazer um ramal para ligá-lo ao metrô. Se for na Barra Funda, o problema já estaria resolvido.”

 

Outro entusiasta do projeto é o secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes. Ele, que chegou atrasado ao evento por causa de problemas no voo entre Rio e São Paulo, contou que tem recebido empreendedores de todo o Estado empolgados com o trem-bala. “O projeto vai transformar o Rio de Janeiro.” Durante o evento, que contou com a participação de construtores, investidores e fabricantes de equipamentos, o diretor-geral da ANTT recebeu várias contribuições (e reivindicações) para incluir no edital de licitação do TAV.

Uma delas é a desoneração de alguns materiais rodantes, com a redução de tarifas de importação, por exemplo. Outra proposta é a criação de uma espécie de comitê para que investidores e agências reguladoras (Aneel, do setor elétrico, e Anatel, das telecomunicações) possam discutir soluções elétricas e de comunicação para o trem-bala. Figueiredo garantiu que vai avaliar todas as questões.

 

Por: Renée Pereira
(Fonte: Estadão Online)

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