Notícias

Petrobras amplia investimentos em exploração offshore com novas licitações

A Petrobras, gigante do setor petrolífero brasileiro, anunciou o lançamento de duas importantes licitações para afretamento de plataformas offshore, marcando um avanço significativo na exploração de petróleo e gás natural em águas brasileiras.

A Petrobras, companhia petrolífera federal do Brasil, anunciou nesta quarta-feira, 6 de dezembro de 2023, o lançamento de duas licitações estratégicas para a contratação de plataformas de intervenção em poços offshore, visando fortalecer suas operações de exploração de petróleo e gás natural em águas profundas.

O primeiro processo de licitação requer o afretamento de uma ou duas unidades baseadas em risers, equipamentos essenciais para operações em lâminas d’água de até 2.400 metros. A lista de empresas pré-qualificadas para participar desta licitação inclui nomes reconhecidos no setor, como TechnipFMC, Helix, Akofs Offshore, e Saipem, entre outros. Os interessados podem acessar os documentos da licitação no site Petronect da Petrobras, sob o ID 7004228268, com prazo final para submissão de propostas fixado para 2 de fevereiro de 2024.

Em paralelo, a Petrobras busca contratar uma sonda sem riser para operações em lâminas d’água de até 1.500 metros. Para este processo, apenas TechnipFMC, Helix e Akofs Offshore estão elegíveis. Os detalhes desta licitação estão disponíveis sob o ID 7004228267 no Petronect, com o mesmo prazo de encerramento.

Adicionalmente, a Petrobras informou que a Constellation prorrogou os contratos das plataformas Atlantic Star e Amaralina Star. O Atlantic Star continuará em operação até janeiro de 2025, e o contrato de Amaralina Star foi estendido por mais 12 meses, até outubro de 2025.

A Petrobras também anunciou a partida do navio-sonda ODN II da Ocyan do Rio de Janeiro para a bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, em 5 de dezembro. Este movimento marca o retorno da empresa à Margem Equatorial, região que abrange a costa do Rio Grande do Norte ao Amapá. A missão é perfurar o poço Pitu Oeste na concessão BM-POT-17, com duração estimada de três a cinco meses.

Para contextualizar a magnitude dessas operações, a Marinha do Brasil e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) reportam a existência de 34 plataformas offshore no Brasil. Estas plataformas, de diversos tipos e propriedades, são fundamentais na exploração de recursos naturais marítimos, crucial para a economia e a segurança energética do país.

Esses movimentos da Petrobras reafirmam seu compromisso com o avanço da exploração de petróleo e gás natural, alinhando-se às tendências globais do setor energético e fortalecendo sua posição como líder na indústria petrolífera brasileira.

(Fonte: Click Petróleo)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *