Notícias

Pernambuco lança licitação de R$ 48,9 milhões para obras de contenção em Jardim Monte Verde

Localidade foi uma das mais afetadas durante as fortes chuvas que atingiram o Estado em maio de 2022

O Governo de Pernambuco lançou licitação no valor R$ 48,9 milhões para contratação de empresa de engenharia para executar obras de contenção de encostas e urbanização em Jardim Monte Verde, no limite entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

Durante as fortes chuvas que atingiram o Estado em maio de 2022, a localidade foi uma das mais afetadas, registrando mais de 20 mortes por queda de barreiras.

A licitação, que foi publicada no Diário Oficial dessa terça-feira (16), prevê a abertura das propostas de habilitação técnica e de preços. A contratação está prevista para ocorrer em meados de março.

Segundo o Governo de Pernambuco, o serviço tem o objetivo de preparar a localidade para fortes chuvas e evitar novos desastres. A obra deve ser concluída em um prazo de 18 meses.

“Temos urgência na execução dessas obras porque precisamos preservar o direito de habitação das famílias que residem na região e evitar desastres decorrentes da falta de infraestrutura e preparo para receber águas em grandes quantidades”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Simone Nunes, destaca que a urbanização de Jardim Monte Verde será realizada com recursos do Estado, em uma região limítrofe entre os municípios do Recife e Jaboatão.

“As estatísticas mostram que o número de mortos em desastres climáticos acontece nessas zonas adjacentes dentro do território metropolitano. São regiões onde há dúvidas sobre se o lugar pertence a um município ou a outro. São locais desassistidos e esquecidos”, informou Simone.

Técnica e desenvolvimento urbano
De acordo com o Governo de Pernambuco, os trabalhos em Jardim Monte Verde serão realizados em três frentes: Chapada do Araripe, Alto Santa Izabel e Alto do Parnaioca.

Será utilizada a técnica de enrocamento, que consiste na contenção de encostas com pedras argamassadas. O revestimento rochoso será instalado com infraestrutura para canalização adequada das águas pluviais.

O projeto também prevê a urbanização das áreas com a instalação de equipamentos como pequenas praças, brinquedos e bancos de lazer.

A iniciativa prevê também um plano de assistência social para educar as pessoas a não expandir suas habitações para áreas impróprias para habitação.

(Fonte: Folha de Pernambuco)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para obras de drenagem em rua do Bairro Concórdia

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação (SMOBI 96.040/2024 CC) para obras de…
Read more
Notícias

Garopaba lança licitação para Centro de Inovação e Eventos

Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura anunciou a abertura do processo licitatório Garopaba…
Read more
Notícias

Assinada licitação para reconstrução de unidade de saúde em Nova Brasília, Ilha do Mel

Serão mais cerca de três milhões de investimento do Município O prefeito Marcelo Roque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *