Notícias

Paulo Alexandre comenta sobre obras do VLT e de acesso à Santos

A última das três licitações que tratam da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Santos, litoral de São Paulo, deve ser concluída até o mês de março. Essa é a expectativa do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que tomou posse na terça-feira (1).

A licitação em questão diz respeito às obras físicas. O cronograma prevê que as mesmas já se iniciem no primeiro semestre de 2013. Segundo Barbosa, há, ainda, a previsão de que outra licitação – referente à aquisição dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros – seja finalizada ainda em janeiro.

 

“Fazemos reuniões com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) desde o final do pleito (em outubro), para acelerar esse processo. A primeira das licitações, que trata do material rodante, já teve a ordem de serviço expedida e os vagões, que estão sendo produzidos na Espanha, ficarão prontos em 18 meses. Outra licitação que queremos acelerar é referente aos sistemas. Estamos avançando para concluí-la em janeiro. Já a licitação das obras físicas, com as intervenções na malha viária, a expectativa é de concluirmos em 60 dias”, disse o prefeito.

 

Paulo Alexandre ainda comentou a importância do projeto para a mobilidade urbana na cidade. “O VLT é um sonho antigo dos santistas, então muitas vezes nós compreendemos a descrença da população, porque o projeto é discutido há mais de uma década. Mas já demos passos que eu diria serem irreversíveis (para implantação do VLT). Posso assegurar que o município fará sua parte.”

 

No final de dezembro, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, havia autorizado a compra de 22 vagões do VLT. Segundo informações da EMTU, o investimento é de mais de R$ 251 milhões. A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de em maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos.

 

Outro desafio apontado por Barbosa envolvendo o transporte em Santos diz respeito a obras previstas para a entrada da cidade para quem vem da capital e do interior do Estado, pela Via Anchieta. “É uma das obras mais importantes a serem feitas. A Prefeitura tem apenas um estudo em relação à alternativa viária para a obra, e precisamos transformar isso em projeto básico e projeto executivo para, aí sim, buscarmos recursos junto ao Governo do Estado, ao Governo Federal e, se necessário, recursos internacionais para tirar essa obra do papel”, concluiu o prefeito.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *