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Obra de estrada dá prejuízo milionário para o Estado

 

O deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) quer que todos os contratos -incluindo os que foram fechados com dispensa de licitação em virtude da emergência do serviço -sejam auditados, e que as planilhas de preços adotados sejam minuciosamente comparadas com os valores praticados no mercado.

Estado repassa milhões em investimentos na estrada

A parceria da Construtora Delta com o governo do Estado do Rio vai além das obras do Arco Rodoviário. Desde 2001, a empresa é a principal acionista da Rota 116, a rodovia que liga Itaboraí a Macuco. Mas a concessão da estrada à Delta não impediu que o estado continuasse a executar serviços na pista. Em abril do ano passado, a Secretaria de Obras liberou R$ 22 milhões para investimentos na estrada.

Os recursos estão sendo usados na construção do contorno de Friburgo, na criação da terceira pista e em pequena contenção de encosta. Segundo o estado, a execução de obras em áreas concedidas é prevista em contrato, para evitar desequilíbrio financeiro e consequente reajuste do pedágio. A Rota 116 também foi beneficiada com repasse de R$ 8 milhões, nas chuvas de abril.

A rodovia tem quatro praças de cobrança entre Itaboraí e Macuco: um veículo pequeno paga R$ 3,70. Em 11 anos de concessão, a empresa já arrecadou mais R$ 200 milhões e lucrou perto de R$ 30 milhões.

Contratos sem licitação

Os negócios do empresário Fernando Cavendish com o estado superam R$ 1 bilhão, sendo que 25% teriam sido fechados em contratos sem licitação, conforme levantou o deputado Luiz Paulo Correa da Rocha. Só em 2010, a Delta recebeu R$ 506 milhões. Outra descoberta, feita pelo deputado Marcelo Freixo, mostra que a mesma construtora obteve R$ 100 milhões a mais em contratos assinados entre 2007 e 2010, graças a termos aditivos.

(Fonte: Agência Serra)

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