Notícias

O que o Vale espera da presidente Dilma em visita a Blumenau ontem

Duplicação da BR-470 é uma das promessas do governo federal tão aguardadas pela população

 

Era janeiro de 2007 quando Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil e comandante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), inseriu a duplicação da BR-470 no pacote de infraestrutura. Desde então, o Vale do Itajaí ouviu promessas, recebeu visitas oficiais e acatou intenções não cumpridas pelo governo federal.

 

Todos os prazos estipulados até agora para a execução do projeto da obra furaram. Alardeada inicialmente para 2008, a duplicação foi adiada para 2010 devido ao atraso das licitações e da assinatura de contratos. O tempo passou, e a burocracia na elaboração dos estudos técnicos ainda não garantiu sequer a conclusão do projeto executivo, prevista para setembro deste ano.

Em consequência, o calendário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estipulou novo prazo para a duplicação: primeiro semestre de 2012. Serão pelo menos cinco anos de espera. Desde o anúncio do PAC, Dilma visitou três vezes o Estado. Em todas as ocasiões, garantiu com confiança que a obra terminaria em 2010. Ela também errou.

Enquanto a duplicação não vence a burocracia, desde aquele 24 de janeiro de 2007 até ontem, 481 pessoas morreram no trecho da BR-470 que atravessa o Vale do Itajaí — 183 delas no trecho de 74 quilômetros entre Navegantes e o limite de Indaial com Rodeio, a ser duplicado pelo PAC.

 

Mas as exigências ambientais, a elaboração do projeto executivo e a abertura de licitações previstas em lei para executar cada etapa do processo estenderam em pelo menos quatro anos a previsão do Dnit para o início das obras — e o sofrimento de quem usa a rodovia federal. O que deveria terminar em 2008, não começará antes de 2012.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *