Escola de Gestão Pública do Tribunal conclui nesta sexta capacitação prévia de consultores do Sebrae sobre a Lei 14.133/22 para brevemente replicar conteúdo nos municípios
Fruto de convênio formalizado com a seção estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná está promovendo um curso de nivelamento sobre a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/21).
Organizada pela Escola de Gestão Pública do TCE-PR, a capacitação, foi dirigida a consultores e credenciados do próprio Sebrae que, junto com equipes do Tribunal, participarão posteriormente de eventos em municípios para disseminar as informações junto às prefeituras, micro e pequenos empreendedores.
O objetivo é estimular que a administração pública compre produtos e contrate serviços junto a estes segmentos econômicos no próprio município e região, promovendo o estímulo à economia local, com geração de riqueza e criação de empregos, seguindo a proposta do convênio assinado no último mês de setembro entre as duas instituições. A capacitação é ministrada por Luís Maurício Zanin, especialista em compras governamentais do Sebrae-PR e Gihad Menezes, auditor de controle externo do TCE-PR.
“O Tribunal de Contas cumpre, assim, sua função social, indo além de simplesmente fiscalizar para orientar e apoiar”, destacou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Fabio Camargo, ao avaliar o início efetivo da parceria.
Temas
Dentre os temas abordados no curso estão os aspectos gerais e operacionais da lei; objetivos e princípios como diretrizes do novo modelo de contratação; planejamento das contratações; PCA, PGC e ETP como práticas a serem estimuladas junto aos municípios, regulamentações federais e a possibilidade de aplicação para estados e municípios; e a Instrução Normativa nº 73/2022 e a utilização dos critérios de julgamento de menor preço e maior desconto.
(Fonte: Banda B)