Notícias

No AM, Conselho denuncia supostas irregularidades em prefeitura ao TCE

Grupo aponta irregularidades em licitações da administração de Iranduba. À TV Amazonas, prefeito disse desconhecer denúncias citadas em matéria.

 

Nesta quarta-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) deu início às atividades de 2015. Uma das denúncias recebidas nesta manhã foi sobre supostas irregularidades na administração pública do município de Iranduba, a 27 km de Manaus. As informações são da TV Amazonas.

 

O Conselho de Cidadãos do Município de Iranduba apontou irregularidades em procedimentos licitatórios, recolhimento de impostos e até alteração na folha de pagamento dos funcionários para suposto desvio de dinheiro público, de acordo com a TV Amazonas. O secretário-geral do conselho, Luiz Margarido, afirmou que as denúncias são antigas e até agora o grupo não teve respostas. Atualmente, o município é administrado pelo prefeito Xinaik Medeiros.

 

“Em 2013, o próprio TCE já constatou diversas irregularidades em Iranduba. Em 2014, em julho, nós reafirmamos que havia outras irregularidades. De lá para cá estamos esperando a definição do Tribunal”, afirmou Luiz Margarido.

 

No auditório do TCE, o pedido de inspeção extraordinária foi solicitado pelo advogado do Conselho, Rodrigo Castro, que também apresentou em plenário um suposto uso de documentos falsos em licitações de transporte escolar, segundo informou a TV Amazonas. As denúncias, conforme eles, foram feitas em 2014. “Uma empresa que não tem capital suficiente para participar dessa licitação assinou contrato com a prefeitura para receber R$ 853 mil, já recebeu esse valor, para realizar supostamente 20 rotas, sendo que dessas 20 rotas, 11 eram atendidas por outra empresa, contratada por uma licitação anterior, e nove dessas rotas nunca existiram”, declarou o advogado do conselho Rodrigo Castro Vaz, à TV Amazonas.

 

Para a equipe de reportagem, o relator das contas do município, Alipio Reis, informou que só ficou sabendo das denúncias no dia 12 de dezembro, data em que teve acesso aos documentos. Ele disse que não consegue entender porque os documentos ficaram parados por mais de 80 dias na secretaria geral externo do TCE.

 

Depois das denúncias terem sido formalizadas ao TCE, agora será dado início às próximas etapas da apuração das denúncias. Ainda segundo a TV Amazonas, o prefeito de Iranduba afirmou que só teve conhecimento das denúncias após ser contatado pela produção da reportagem. Ele disse que não há irregularidades nos processos licitatórios e que aguardará o TCE iniciar a investigação.

 

(Fonte: G1)

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *