Notícias

Morro da Fumaça capacita empreendedores locais sobre nova lei de licitação


Iniciativa pioneira na região visa fortalecer mercado empresarial da cidade

O Governo de Morro da Fumaça e a Sala do Empreendedor realizaram, nessa terça-feira, dia 26, o 2º Café Empreendedor da cidade, que busca estimular e consolidar o empreendedorismo fumacense. Na edição deste ano, o evento trouxe um workshop para capacitar os empresários para que atuem como fornecedores em licitações.

A proposta de capacitação surgiu devido à antecipação do município ao aderir a Nova Lei de Licitações e Contratos, Lei nº 14.133/2021. “Ao longo do processo de adaptação para a nova lei, nossos servidores passaram por diversos cursos e palestras de capacitação, o que permitiu antecipar a adesão. Mas, além disso, sentimos a necessidade de que a outra ponta do processo de licitação, os fornecedores, também estivesse preparada para as mudanças”, conta o prefeito, Agenor Coral.

Com essa iniciativa, Morro da Fumaça fortalece o empreendedorismo e a economia local. “Trazer essa capacitação para os empreendedores fumacenses é uma forma de intensificar os processos licitatórios do Governo Municipal, fortificar o empreendedorismo fumacense e, além disso, possibilitar que os recursos destinados às licitações circulem na economia local”, explica o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

O workshop trouxe na prática como operar o sistema utilizado pelo Governo Municipal para as licitações, o Licitanet. “Essa é uma maneira de estimular os empreendedores locais para que sejam fornecedores do Município. É uma oportunidade de conhecer a ferramenta e tirar o estigma de que é difícil vender para a Prefeitura. O objetivo é fazer com que cada vez mais os empreendedores locais vendam para o Município”, informa o coordenador de Desenvolvimento Econômico e responsável pela Sala do Empreendedor, Henrique Raldi.

Conforme o coordenador de negócios Paulo Sérgio Boaventura, da empresa Licitanet, outros municípios da região também utilizam o sistema para os processos licitatórios, mas Morro da Fumaça é o primeiro a ampliar a capacitação para além dos servidores. Ele elogiou o Governo Municipal fumacense que, até o momento, é o único que pensou em preparar os fornecedores para a mudança da lei.

Boaventura veio de Minas Gerais para atender ao pedido do Governo Municipal e capacitar os empresários locais. “Trouxemos a capacitação para que os fornecedores da cidade começassem a entender melhor a plataforma como um todo. Desde a busca pelo processo, a participação, e como se cadastrar para participar do pregão eletrônico. Também sanamos todos os tipos de dúvidas que eles tinham”, detalha.

Para o empresário local Davi Pellegrin, dono do Posto de Abastecimento Pellegrin, o encontro foi um grande benefício para os fornecedores do Governo de Morro da Fumaça. “É um assunto importante, até porque é um modelo novo de licitação. É muito importante entender o processo para que na hora da licitação a gente não fique perdido e acabe cometendo algum erro, deixando de fazer um fornecimento para a Prefeitura por pequenos detalhes”, comenta Pellegrin.

Além disso, ele também destacou que a capacitação mostra o empenho do Governo Municipal em fortalecer os empreendedores locais. “Eu participo de licitações em outros municípios, que também vão implementar a lei, mas até agora não recebi nenhum convite para um treinamento como esse. Eu acho que Morro da Fumaça está bem adiantada quanto a isso, se preocupando em deixar os fornecedores, locais e da região, aptos e que entendam como funciona o processo”, ressalta o empresário.

Por fim, Raldi reforça que a capacitação amplia o horizonte de possibilidades de venda dos empreendedores fumacenses. “A nova lei padroniza os processos licitatórios em todo o país e determina que todos devam ser feitos pela internet. Ou seja, com esse curso os empresários de Morro da Fumaça não só ultrapassam dificuldades para participar de licitações do Governo Municipal, como também possibilita que eles sejam fornecedores e vendam para outros municípios”, destaca.

(Fonte: Engeplus)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *