Notícias

Monotrilho de Manaus precisará de uma nova licitação, diz MPF-AM

De acordo com o procurador-chefe do MPF-AM, Athayde Ribeiro Costa, o certame realizado foi baseado em um mprojeto repleto de irregularidades, e não é válido.

 

Manaus – Caso todas as irregularidades no projeto básico do Monotrilho de Manaus sejam sanadas, o governo do Estado ainda precisará realizar um novo processo licitatório para dar andamento à obra, que é a principal alternativa de mobilidade urbana da capital para a Copa de 2014. Foi o que confirmou nesta quarta-feira o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM), Athayde Ribeiro Costa, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM).

De acordo com o Procurador, há mais de dois anos o MPF-AM e a Controladoria Geral da União (CGU) apontaram uma série de irregularidades no projeto básico do Monotrilho, e notificaram o governo do Estado por diversas vezes. No entanto, as mudanças não foram realizadas, o que fez com que o órgão encaminhasse um expediente para a Caixa suspendendo o repasse dos R$ 600 milhões destinados para a obra.

“Estamos aguardando uma posição do governo, que não se mostrou disposto a mudar o projeto básico. No entanto, ainda que todas as irregularidades sejam sanadas, será necessário realizar uma nova licitação, já que o certame realizado foi baseado em um projeto repleto de vícios”, explicou. Athayde adiantou que acha praticamente impossível que todas as alterações sejam feitas a tempo, já que as irregularidades são graves e o tempo para a execução da obra é “relativamente curto”.

A audiência foi realizada pela Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) da ALE-AM, presidida pelo deputado Marcelo Ramos (PSB), e também contou com a presença de um representante da Caixa Econômica Federal, responsável por financiar a obra. O Secretário Municipal de Infraestrutura (Seminf), Américo Gorayeb e o Coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango, mas eles não compareceram.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *