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Marqueteiro de Tarso ganha contrato sem licitação no RS

A empresa do publicitário da campanha eleitoral de Tarso Genro ao governo do Rio Grande do Sul, no ano passado, assumiu o setor de propaganda do banco do Estado em um processo que não teve licitação.

 

 

A empresa do publicitário da campanha eleitoral de Tarso Genro (PT) ao governo do Rio Grande do Sul, no ano passado, assumiu o setor de propaganda do banco do Estado em um processo que não teve licitação.

A Escala Comunicação tem como sócio Alfredo Fedrizzi, um dos marqueteiros do PT gaúcho na campanha que elegeu Tarso governador. Ela e outras três agências foram contempladas em junho com um contrato de seis meses para cuidar da publicidade do Banrisul.

É a principal conta do governo do Rio Grande do Sul em propaganda.

O governo Tarso decidiu romper com as duas agências que cuidaram da publicidade do banco durante o governo de Yeda Crusius (PSDB), antecessora do petista, devido a suspeitas de envolvimento delas em irregularidades.

As suspeitas foram alvo de uma operação da Polícia Federal no ano passado.

Já com Tarso no governo, o Estado foi à Justiça, que considerou que os contratos dessas empresas deveriam ser suspensos para que o banco não ficasse “refém” de agências com sócios suspeitos de crimes. A decisão judicial saiu em maio.

No mês seguinte, o governo contratou, por meio de dispensa de licitação, quatro novas agências, incluindo a Escala. A verba anual de publicidade do Banrisul soma R$ 99 milhões.

EMERGÊNCIA

O Estado diz que, como o banco ficou sem um responsável por sua publicidade após a decisão da Justiça, precisou providenciar uma contratação emergencial.

A Secretaria da Comunicação do governo afirma que os outros bancos fazem campanhas agressivas de marketing e que, com o setor de propaganda parado, o Banrisul poderia perder mercado rapidamente.

Segundo o governo gaúcho, as quatro empresas foram escolhidas porque haviam participado da licitação feita em 2007 e vencida pelas duas agências agora afastadas na Justiça.

A Escala já possuía outros contratos de publicidade com o governo gaúcho. Neste ano, de acordo com dados do Portal da Transparência do Estado, a empresa já recebeu R$ 8,8 milhões –valor que não inclui os trabalhos feitos para o Banrisul.

No ano passado inteiro, ganhou R$ 7,1 milhões da administração estadual. Todos esses outros contratos foram firmados por meio de licitações, afirma a empresa.

OUTRO LADO

O governo gaúcho e o publicitário Alfredo Fedrizzi negam qualquer relação entre a contratação da agência Escala e a participação dele na campanha eleitoral de 2010.

A Secretaria da Comunicação do governo disse que já está trabalhando para realizar uma nova licitação que definirá a agência de publicidade fixa do Banrisul.

O banco afirmou que, se houvesse a intenção de favorecer uma empresa, não haveria razão para contratar na mesma ocasião outras três agências de publicidade, como foi feito.

O governo do Estado diz ainda que a situação foi gerada por irregularidades ocorridas na gestão anterior.

Fedrizzi não considera que tenha havido uma dispensa de licitação porque o governo chamou as empresas que haviam sido classificadas na concorrência aberta em 2007 para o banco.

“[A Escala] é uma agência que existe há 38 anos, é a maior da região Sul. Já trabalhou para todos os governos do Estado, de todos os partidos”, afirmou o publicitário.

Fedrizzi afirmou ainda não ver conflitos de interesse e que a empresa não atuou na campanha eleitoral do governador do Rio Grande do Sul.

Ele disse que trabalhou na eleição de 2010 de maneira independente, como profissional da comunicação, junto a outros especialistas da área.

Por: FELIPE BÄCHTOLD | DE PORTO ALEGRE

(Fonte: Estadão)

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