Notícias

Licitações devem ser transmitidas ao vivo pela internet em Forquilhinha

Projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores visa mais transparência no Poder Executivo.

As licitações realizadas pela Prefeitura de Forquilhinha devem ser gravadas e transmitidas ao vivo, via internet, nas plataformas oficiais do município. É o que determina o Projeto de Lei nº 06/2023, aprovado na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, dia 12, que visa dar mais transparência no âmbito dos procedimentos licitatórios e auxiliares realizados pelo Poder Executivo.

A proposta apresentada pelo vereador Marcos Rocha Macedo (PDT) se alinha aos avanços da tecnologia e a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). “Esse projeto não gera mais custos ao Município, pois o §2º do art. 17 da Nova Lei de Licitações prevê que as licitações serão feitas preferencialmente na forma eletrônica e que a sessão deverá ser gravada em áudio e vídeo. Mesmo na hipótese excepcional de realização na forma presencial, a sessão pública de apresentação de propostas deverá ser gravada”, descreve.

Conforme o segundo artigo do projeto aprovado, nos casos de licitações na forma eletrônica, os órgãos municipais responsáveis deverão informar o link para acesso direto ao sistema eletrônico utilizado no certame de forma a permitir o acompanhamento e o acesso a todos os procedimentos licitatórios. Caberá ao Executivo Municipal regulamentar esta lei no prazo de 40 dias a partir da data de sua publicação.

Mensagem de Veto

O prefeito vetou a emenda supressiva e aditiva ao Projeto de Lei do Executivo nº 2/2023, que “DISPÕE SOBRE A COBRANÇA DE CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA NA EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS QUE ENUMERA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, com a justificativa de inconstitucionalidade e ausência de interesse público. Os vereadores mantiveram o veto por 7×2, sendo que os vereadores Marcos Rocha Macedo (PDT) e Marilda Casagrande (PP) votaram contra.

Projetos aprovados

PE nº 15/2023 – Autoriza o chefe do Poder Executivo a repassar recursos financeiros ao CTG do Tio Chico e dá outras providências. Os vereadores Célio Elias (PT) e Dinho Rampinelli (PL) votaram contra.
PE nº 19/2023, com emenda modificativa da Comissão de Constituição e Justiça – Altera a redação do art. 3º da Lei nº 2.680 de 06 de abril de 2023, e dá outras providências.
PL nº 04/2023 – Altera a Lei nº 2.310 que dispõe sobre diárias dos agentes e servidores públicos municipais do Poder Legislativo e dá outras providências.

Mudanças

O vereador Célio Elias (PT) retornou ao Legislativo, após o período de 15 dias de licença por motivos particulares.

E o Charles Hunter (PSD) assumiu a vaga ocupada pelo vereador suplente José Nardi (PSD), que pediu licença por motivos particulares e sem remuneração.

(Fonte: Forquilhinha Noticias)

Related posts
Notícias

Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil

A iniciativa faz parte do Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos em 42…
Read more
Notícias

Municipalismo: publicado resultado da licitação para revitalizar Parque da Lagoa Comprida

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área Aquidauana vai dar um passo significativo…
Read more
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *