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Licitação: tarifas de empresas deverão ser inferiores a R$ 1,93

O edital de licitação para o transporte público de Teresina foi liberado ao público na tarde de terça-feira (25) e esclarece detalhes sobre o processo. 

Valor não será necessariamente repassado ao usuário, mas desoneração deverá ocorrer.

 

O edital de licitação para o transporte público de Teresina foi liberado ao público na tarde de terça-feira (25) e esclarece detalhes sobre o processo. Um dos destaques é o valor que deverá ser oferecido pelas licitantes para a tarifa por usuário, que será de no máximo R$ 1,93. O documento destaca ainda a frequência no reajuste da passagem, que será anual.

 

De acordo com o edital, o valor de R$ 1,93 para a passagem inteira é o máximo a ser oferecido pelas empresas que pretendem concorrer à concessão das linhas. Contudo, o valor varia de acordo com o lote que a empresa disputará. Os lotes correspondem a regiões da cidade que terão linhas especificamente planejadas.

 

Com isso, os lotes 1 e 3 deverão ter tarifas de no máximo R$ 1,93; o lote 4 será de até R$ 1,92 e o lote 2 operará com tarifa de no máximo R$ 1,80. Pang Yen Hsiao, ex-superintendente de Transporte e agora integrante da equipe de licitação da Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans), explicou que esse valor não necessariamente é o que será repassado ao usuário, mas deve haver redução da tarifa em relação aos R$ 2,10 atuais.

 

“Como há três anos não há reajuste na capital, é natural que ele ocorra em breve, mas já que o valor máximo a ser oferecido pelas empresas para participar da licitação é consideravelmente menor que os R$ 2,10, esperamos que haja desoneração ao usuário”, declarou Pang.

 

Quanto ao reajuste da tarifa, o edital estabelece que o cálculo será feito anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e nas variações de preço do combustível e peças componentes de veículos automotores.

 

Medidas para a desoneração

 

Pang citou ainda outras alternativas para a desoneração, como a exploração dos espaços para publicidade, pelas empresas de transporte público, também citada no edital. Do valor arrecadado, 70% deverá ser reservado para garantir a manutenção do preço da passagem ou para reduzir o percentual de reajuste, quando for necessário.

 

Os anúncios publicitários poderão ser afixados na carroceria dos ônibus ou exibidos em dispositivos digitais no interior do veículo. Além disso, podem estar dispostos nos próprios cartões de bilhetagem eletrônica. Os terminais e pontos de ônibus, contudo, são de exclusividade da Prefeitura de Teresina.

 

(Fonte: Portal O Dia)

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