Notícias

Licitação para compra de bondes para Santa Teresa, no Rio, é suspensa

O bonde terá 24 lugares. O projeto de modernização é inspirado nos bondes que circulam em Lisboa, em Portugal. Uma estrutura plástica resistente vai fechar parte das laterais. Os estribos ficarão menores para permitir apenas o embarque e o desembarque dos passageiros.

“Como era antigamente, era muito bom. Sou saudosista e tudo mais. Se não mudar nem um item de segurança vai ficar muito difícil a população confiar no que vai vir aí”, disse o morador Paulo Sérgio Silva.

Os bondes antigos tinham problemas de manutenção e que andavam lotados, às vezes mais de 60 passageiros e pessoas penduradas. Isso provocava vários acidentes. No ano passado um turista francês morreu ao cair do bonde quando passava nos Arcos da Lapa.

Segundo o engenheiro de transportes José Eugênio Leal, a prioridade em todo o mundo tem sido investir na segurança dos bondes. “O bonde, na forma dele, antiga, pode ser bonito, pode ser elegante. Mas em termos de segurança, em termos de engenharia de transportes ele não é recomendável. Independente de ter havido ou não aquele grave acidente, deveria ser feito uma modificação nesse sentido. Quer dizer, o bonde em princípio deve dar proteção às pessoas e não facilitar que as pessoas se exponham ao risco”, disse o especialista.

 

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Dispensa e inexigibilidade de licitação para registro de preços

Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante…
Read more
ArtigosNotícias

Contrato por escopo e o instrumento adequado para a sua prorrogação

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/22) trouxe expressamente a figura do contrato por escopo…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações previstas entre 13 e 17 de maio

Período traz certames requisitados por diversos órgãos do governo estadual A licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *