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Licitação no Porto de Santana vai garantir investimentos de R$ 40 milhões


Estudos estão sendo conduzidos pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2018. A fase atual do certame é de audiência pública.

O arrendamento do terminal do Porto de Santana, destinado à movimentação e armazenamento de cavaco de madeira está em processo licitatório. Trata-se de uma das principais fontes de renda do porto, pois o terminal tem capacidade de operação de até um milhão de toneladas de cavaco por ano. O cavaco é produzido por meio de um processo que transforma as toras de madeira em cavaco, que é utilizado principalmente na produção de celulose e de MDF para mercados asiático e europeu.

Os estudos estão sendo conduzidos pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2018. A fase atual do certame é de audiência pública.

O processo é tão importante para o governo federal que o próprio diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, veio pessoalmente ao Macapá conduzir a consulta pública, atendendo convite do deputado Vinicius Gurgel (PR). Também estiveram presentes o prefeito de Santana, Ofyrney Sadala, o governador Waldez Góes e a deputada Luciana Gurgel (PMB), além de gestores estaduais e municipais.

Junto com o deputado Vinicius, o diretor geral da Antaq visitou toda a estrutura portuária de Santana e propôs que o antigo porto utilizado pelas empresas Anglo e Zamin possa ser adequado para receber e armazenar combustíveis, garantindo que não haja prejuízo no abastecimento desse produto, como em anos anteriores. A audiência pública aconteceu no Hotel Atalanta. Em seguida, as autoridades foram recebidas pelo governador no Palácio do Setentrião.

De acordo com o deputado Vinicius Gurgel, entusiasta do certame, o modelo de licitação será o de arrendamento, por um prazo de 25 anos com investimentos estimados em R$ 40 milhões. “O porto que está sendo licitado é aquele popularmente conhecido como Porto da Amcel, cujo contrato expirou e está sendo objetivo de novo certame. O espaço está sendo redimensionado pois parte do porto será destinado ao armazenamento e transporte de grãos e incorporado ao Porto de Santana”.

Nova poligonal – Além dessa licitação, a revisão da poligonal do porto organizado de Santana também está beneficiando milhares de familiares que residem às proximidades e possibilitando a captação de recursos na ordem de R$ 7 milhões ao ano para os cofres do segundo maior município do Amapá.

A nova delimitação da área do Porto de Santana excluiu as áreas que abrangem seis bairros, dentre eles Elesbão e Delta do Matapi, possibilitando que os moradores que residem nestes locais possam legalizar seus terreno, condição que não detinham pois os bairros compunham a área de expansão do porto.

O deputado Vinicius Gurgel também garantiu recursos para a construção de um Terminal de Passageiros, que está sendo construído nos moldes dos mais modernos aeroportos do Brasil, com lojas e restaurantes. O deputado estima que a obra deve custar em torno de R$ 22 milhões.

(Fonte: Diario do Amapá)

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